Alerta

INSS: é possível se aposentar com 15 anos de contribuição? Confira

Se você está se perguntando como se aposentar com apenas 15 anos de contribuição, saiba que essa é uma dúvida comum entre muitos trabalhadores. Afinal, aposentar-se mais cedo é um sonho para muitos, mas é preciso seguir algumas regras para conseguir esse feito. Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber para se aposentar com apenas 15 anos de contribuição.

Para começar, é importante ressaltar que a aposentadoria com 15 anos de contribuição só é possível para algumas categorias de trabalhadores, como os professores e profissionais da área da saúde. Esses trabalhadores têm acesso a uma modalidade de aposentadoria especial, que permite que eles se aposentem com menos tempo de contribuição.

Veja a sua categoria

Caso você não se encaixe em nenhuma dessas categorias, ainda é possível se aposentar mais cedo, mas será necessário cumprir alguns requisitos. Um deles é a idade mínima. Se você começou a contribuir para a Previdência antes de 13 de novembro de 2019, a idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição é de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Já se você começou a contribuir depois dessa data, a idade mínima é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Além da idade mínima, é preciso ter atingido o tempo de contribuição exigido. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, o tempo mínimo de contribuição é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. No entanto, existe uma regra de transição para quem já estava contribuindo antes da reforma da Previdência, que exige um tempo de contribuição menor.

Para conseguir se aposentar com 15 anos de contribuição, é preciso ter contribuído por todo esse período e ainda atender aos requisitos mencionados anteriormente. Se você é um professor ou profissional da área da saúde, pode ser possível se aposentar com menos tempo de contribuição. Em todo caso, é importante se informar bem sobre as regras da aposentadoria e planejar bem o seu futuro financeiro.

Em resumo, a aposentadoria com 15 anos de contribuição é possível, mas apenas para algumas categorias de trabalhadores. Caso você não se encaixe nessas categorias, ainda é possível se aposentar mais cedo, mas será necessário atender aos requisitos de idade mínima e tempo de contribuição. Para saber mais sobre aposentadoria e outros assuntos relacionados, confira o Diáriosp, um site especializado em notícias sobre economia e finanças.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo