Alerta

Piso vinílico; confira essas dicas incríveis para limpar e veja como é fácil e rápido

São José dos Campos-SP, terça-feira, 11 de abril de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho O piso vinílico é um tipo de revestimento para pisos feito PVC e outros aditivos. Assim, se torna uma interessante opção popular de revestimento devido à sua durabilidade, resistência à água e fácil manutenção.

No entanto, mesmo sendo fácil de limpar, também precisamos saber como fazer isso de forma adequada. Caso contrário, seu piso vinílico poderá não resistir por muito tempo e, neste post, vamos falar um pouco sobre o assunto.

Camadas do piso vinílico

Piso vinílico; confira essas dicas incríveis para limpar e veja como é fácil e rápido. Foto: Pixabay
Piso vinílico; confira essas dicas incríveis para limpar e veja como é fácil e rápido. Foto: Pixabay

Primeiramente, precisamos entender que esse material se faz com camadas de PVC. Então, tem uma camada superior transparente para proteger a superfície e fornecer resistência a riscos e manchas.

Inclusive, podemos encontrar o piso vinílico em diferentes padrões e texturas. Aliás, uma das características dele é conseguir imitar a aparência de materiais como madeira, pedra e cerâmica.

Outro ponto importante é que se torna muito fácil de instalar. Afinal de contas, é possível colocar em cima de uma superfície existente e pode-se cortar para caber em espaços irregulares. Além disso, é uma opção ecologicamente correta, uma vez que é possível reciclar o material e não contém produtos químicos prejudiciais à saúde.

Como limpar esse tipo de piso?

Agora, vamos finalmente ao ponto principal, que é a limpeza do piso vinílico em casa. Neste caso, é importante seguir alguns passos.

Por exemplo, podemos inicialmente varrer o piso para remover poeira e sujeira solta. Depois, vamos misturar uma pequena quantidade de detergente neutro em um balde de água morna.

Desta maneira, vai precisar umedecer um pano macio na solução de limpeza e torcer bem. Isso vai ajudar a tirar eventuais excessos de água no pano.

Em seguida, deve limpar o piso com o pano úmido, trabalhando em pequenas seções de cada vez.  Se houver manchas persistentes, vale limpador específico para piso vinílico, seguindo as instruções do fabricante.

Uma reportagem do portal de notícias Uol, assinada pelo jornalista João Ramos, no dia 28 de abril de 2021, mostra um pouco mais sobre como limpar o piso. Inclusive, mostra um pouco sobre a diferença entre os tipos de pisos existentes.

Piso vinílico; confira essas dicas incríveis para limpar e veja como é fácil e rápido
Piso vinílico; confira essas dicas incríveis para limpar e veja como é fácil e rápido

Saber secar é importante

Agora, também vai enxaguar bem o piso com água limpa e secar o com um pano limpo ou deixe-o secar naturalmente. Isso é importante até mesmo para evitar fungos e outros tipos de problemas nesse material, que muitas vezes custa muito caro.

Por fim, o blogue DiarioSP, que sempre chega com dicas das mais interessantes, ressalta que devemos evitar o uso de produtos abrasivos ou esponjas ásperas. Tudo porque podem arranhar o piso vinílico. Além disso, não use água em excesso, pois pode danificar o piso.

Então, se conseguir seguir essas dicas simples e fáceis, o piso vinílico em sua casa vai durar mais tempo. E poderá deixar o ambiente ainda mais valorizado.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo