São José dos Campos-SP, 3 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O Reclame Aqui é um site dos mais conhecidos na internet por conta do espaço que os clientes têm para reclamar de algum serviço. Inclusive, já é um importante termômetro de referência quando estamos buscando dados sobre determinada empresa.
No entanto, o site do Reclame Aqui não serve apenas para reclamações. Inclusive, poucos sabem, mas é possível também fazer uma avaliação positiva de empresas.
Atualmente, é um portal que possui serviço gratuito para reclamação, mas que também possui pacotes de serviços pagos. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre a funcionalidade do Reclame Aqui.
Como fazer uma avaliação positiva no Reclame Aqui?
Embora o principal foco do site Reclame Aqui sejam as críticas e problemas, também é possível fazer elogio e dar notas positivas. Naturalmente, nem todas as notas são verdadeiras, pois, nada impede um cliente de eventualmente mentir ou burlar as respostas.
Contudo, tanto para notas positivas quanto negativas, existe o espaço para réplica e tréplica. E o próprio Reclame Aqui serve para mediar essas respostas. Muitas vezes, é possível até resolver um problema por ali.
Do mesmo modo que podemos fazer uma avaliação negativa, também podemos entrar no site para avaliar positivamente. Inclusive, isso também se torna uma referência para o consumidor.
Quando usar o Reclame Aqui?
Por fim, o melhor motivo para usar o Reclame Aqui é quando tem um determinado problema com o produto que adquiriu e não conseguiu resolver diretamente com a empresa. Neste caso, vale registrar a reclamação no site, mas sem palavrar ofensivas.
Caso contrário, o próprio Reclame Aqui vai moderar e cortar esses trechos da conversa. Então, o ideal é sempre especificar o motivo que levou a fazer tal reclamação no site. Depois, aguarde a manifestação da empresa, que costuma se manifestar em resposta.
Então, se a reposta não for satisfatória, pode deixar uma réplica, onde volta a especificar que o problema não foi resolvido. Contudo, se o problema se resolver, pode comentar elogiando a situação. Afinal de contas, nem todas as empresas agem de má-fé.
Logo, o Reclame Aqui se torna um importante mecanismo de ajuda dos clientes para resolverem seus problemas. E forçam as empresas a agir rapidamente, para melhorar a reputação.
Quanto tempo a empresa tem para responder no Reclame Aqui?
Outra questão importante é o prazo que a empresa tem para responder uma reclamação do cliente. Por exemplo, se essa empresa respondeu menos de 50% de reclamações, o cliente pode avaliar a falta de resposta depois de 30 dias.
No entanto, em caso de empresas com mais de 50% de reclamações respondidas, é possível avaliar em três dias. E o Reclame Aqui se torna um intermediário da situação.