São José dos Campos-SP, 6 de novembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Black Friday é uma data que, no Brasil acontece na última semana de novembro e este ano está marcada para o dia 25. Apesar dos descontos previstos em muitos produtos, é preciso tomar cuidado.
Afinal de contas, a Black Friday, que surgiu nos Estados Unidos para movimentar o comércio, também possui algumas armadilhas. Assim, gera muita reclamação por parte dos consumidores nesta época do ano.
Portanto, o Diariosp vai falar um pouco sobre o assunto neste post. Com essas dicas que você precisa saber, poderá minimizar os riscos de dor-de-cabeça nesta reta final do ano.
O que devo fazer para aproveitar ao máximo?
Primeiramente, é preciso sempre manter a concentração e o foco no que vai realmente querer comprar. Até porque, muitas vezes compramos no impulso algo que não temos necessidade de usar e o gasto é inútil. Então, já começa por aí e a própria Black Friday já tem essa proposta, incentivando o consumo.
Além disso, também é importante buscar os produtos apenas nos sites confiáveis e mais conhecidos. Inclusive, devemos desconfiar dos portais desconhecidos e onde os preços estão muito abaixo do normal. Muitas vezes, o barato costuma sair caro.
Outra questão importante é, semanas antes da Black Friday, verifique e anote os preços dos produtos que pretende levar para casa. Então, no dia da promoção, veja se realmente há um desconto.
Isso porque, em muitos casos, aquela história de que a Black Friday faz promoção por metade do dobro, nem sempre é mentira. Por isso, já ter a consciência do valor total do produto, é muito importante.
Quais são os perigos da Black Friday?
Considerando que boa parte das compras neste período acontecem através dos sites na internet, a clonagem das páginas é um grande risco. Portanto, evite abrir links enviados por email ou pelos aplicativos de mensagem com promoções.
Desta maneira, é preferível e mais seguro digitar diretamente no navegador o nome do site que vai pesquisar. Além disso, também é importante tomar cuidado com produtos que realmente estejam em estoque.
Isso porque, em muitos casos, há relatos de consumidores que compraram o produto, mas esses já ficaram esgotados no estoque. Então, terá que receber o seu dinheiro de volta.
Além disso, também é importante verificar o valor do frete do produto. Frequentemente, os produtos possuem preços mais baratos, com desconto, mas o preço do frete fica mais caro. Neste caso, nem sempre vai compensar comprar na Blacy Friday.
Por fim, se tiver todos esses cuidados e eventualmente comprar algum produto que realmente vai usar no dia a dia, o Black Friday pode ser vantajoso. Então sempre se atente aos detalhes.