Direitos

Como avaliar uma empresa pelo “Reclame Aqui”? O site não serve só para reclamações, veja

São José dos Campos-SP, 3 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O Reclame Aqui é um site dos mais conhecidos na internet por conta do espaço que os clientes têm para reclamar de algum serviço. Inclusive, já é um importante termômetro de referência quando estamos buscando dados sobre determinada empresa.

No entanto, o site do Reclame Aqui não serve apenas para reclamações. Inclusive, poucos sabem, mas é possível também fazer uma avaliação positiva de empresas.

Atualmente, é um portal que possui serviço gratuito para reclamação, mas que também possui pacotes de serviços pagos. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre a funcionalidade do Reclame Aqui.

Como fazer uma avaliação positiva no Reclame Aqui?

Embora o principal foco do site Reclame Aqui sejam as críticas e problemas, também é possível fazer elogio e dar notas positivas. Naturalmente, nem todas as notas são verdadeiras, pois, nada impede um cliente de eventualmente mentir ou burlar as respostas.

Contudo, tanto para notas positivas quanto negativas, existe o espaço para réplica e tréplica. E o próprio Reclame Aqui serve para mediar essas respostas. Muitas vezes, é possível até resolver um problema por ali.

Como avaliar uma empresa pelo "Reclame Aqui"? O site não serve só para reclamações, veja. Foto: Canva
Como avaliar uma empresa pelo “Reclame Aqui”? O site não serve só para reclamações, veja. Foto: Canva

 

Do mesmo modo que podemos fazer uma avaliação negativa, também podemos entrar no site para avaliar positivamente. Inclusive, isso também se torna uma referência para o consumidor.

Quando usar o Reclame Aqui?

Por fim, o melhor motivo para usar o Reclame Aqui é quando tem um determinado problema com o produto que adquiriu e não conseguiu resolver diretamente com a empresa. Neste caso, vale registrar a reclamação no site, mas sem palavrar ofensivas.

Caso contrário, o próprio Reclame Aqui vai moderar e cortar esses trechos da conversa. Então, o ideal é sempre especificar o motivo que levou a fazer tal reclamação no site. Depois, aguarde a manifestação da empresa, que costuma se manifestar em resposta.

Então, se a reposta não for satisfatória, pode deixar uma réplica, onde volta a especificar que o problema não foi resolvido. Contudo, se o problema se resolver, pode comentar elogiando a situação. Afinal de contas, nem todas as empresas agem de má-fé.

Logo, o Reclame Aqui se torna um importante mecanismo de ajuda dos clientes para resolverem seus problemas. E forçam as empresas a agir rapidamente, para melhorar a reputação.

Quanto tempo a empresa tem para responder no Reclame Aqui?

Outra questão importante é o prazo que a empresa tem para responder uma reclamação do cliente. Por exemplo, se essa empresa respondeu menos de 50% de reclamações, o cliente pode avaliar a falta de resposta depois de 30 dias.

No entanto, em caso de empresas com mais de 50% de reclamações respondidas, é possível avaliar em três dias. E o Reclame Aqui se torna um intermediário da situação.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
.