Direitos

Voo cancelado, e agora? Saiba o que fazer para não ficar no prejuízo na hora da viagem

São José dos Campos-SP, 28 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O furacão Ian atingiu o Caribe e a região da Flórida, nos Estados Unidos, nesta semana, levando destruição e pânico. No entanto, também cancelou viagens de avião do Brasil para a América do Norte e muitos passageiros têm dúvidas sobre como agir no caso do voo cancelado.

Neste caso, como se trata de um motivo de força maior, como evento de natureza, esses passageiros serão realocados em outros aviões nos próximos dias. Desta maneira, os clientes não podem ficar no prejuízo por conta dos voos cancelados.

Aliás, a Agência Brasil publicou uma reportagem nesta quarta-feira (28), com assinatura da jornalista Elaine Patrícia Cruz, onde mostra que os direitos dos passageiros estão garantidos. Então, quem tiver voos cancelados entre os dias 27 e 29 de setembro, poderão embarcar no final de semana, quando o Ian terá ido embora. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

O que acontece quando a companhia aérea cancelou o voo?

Caso o voo seja cancelado, como neste caso dos Estados Unidos, onde muitos clientes iriam viajar para a Disneylândia, os passageiros têm direito a realocação dos voos. No entanto, eles também podem pedir o reembolso das passagens caso não consigam mais fazer aquela viagem depois.

Entretanto, em casos de fenômenos naturais, com esse furacão ou até mesmo no auge da pandemia da Covid-19, a empresa aérea não é obrigada a indenizar. Portanto, os passageiros terão o direito de remarcar a viagem sem custos apenas.

Voo cancelado, e agora? Saiba o que fazer para não ficar no prejuízo na hora da viagem. Foto: Canva
Voo cancelado, e agora? Saiba o que fazer para não ficar no prejuízo na hora da viagem. Foto: Canva

Quais são os direitos dos passageiros?

Porém, quando o voo atrasa algumas horas ou até um dia, por exemplo, o passageiro pode esperar, principalmente quando se trata de questão climática. No entanto, o primeiro direito é saber exatamente o motivo do atraso e quanto tempo vai demorar para embarcar.

Além disso, o passageiro também tem direito a assistências como um lanche em caso de espera curta ou até mesmo acomodação em hotel, caso a viagem fique para outro dia. Além disso, tem direito a transporte do aeroporto para a hospedagem.

Enfim, tudo isso está previsto em leis, pois, imprevistos climáticos podem acontecer. E os aviões só podem voar com total segurança para os passageiros e seus tripulantes. Afinal de contas, a vida vale mais que uma viagem ou qualquer dinheiro.

Como receber indenização de voo cancelado?

Primeiramente, o passageiro, como já dito antes, pode pedir realocação em novo voo ou ter o seu dinheiro de volta. Entretanto, se isso não acontecer, ele pode juntar provas, como os comprovantes das passagens, e entrar na Justiça, cobrando uma indenização.

Neste caso, a Justiça vai decidir se aquele voo cancelado terá direito a indenização por danos morais. Isso porque as companhias aéreas são obrigadas a garantir a assistência aos usuários do transporte aeroviário.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

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