Agro

Arte floral: Descubra os segredos para mudar a cor das hortênsias e transformar sua casa em um jardim vibrante

Veja as possibilidades de ter plantinhas lindas e bem coloridas

Belo Horizonte, 12 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A hortênsia é uma flor exuberante que enfeita jardins e varandas com suas flores em diversas tonalidades. Tais tonalidades vão do branco, ao rosa e avermelhado ou azul. Para que cresça forte e bonita, requer ambientes úmidos e não ficar exposta a temperaturas extremas ou sol forte direto. Além disso, você sabia que é possível mudar a cor das hortênsias?

Isso mesmo, uma de suas peculiaridades mais curiosas é que dá para mudar a cor das hortênsias. E há uma série de dicas que você pode colocar em prática para ajudar a planta a conseguir isso. Claro que levará algum tempo, mas é possível fazer com que suas flores o surpreendam e a “magia” chegue ao seu jardim.

Você pode mudar a cor das hortênsias?

Se você já se perguntou como pode mudar a cor das flores, saiba que é possível conseguir isso na maioria dos casos, também com hortênsias. Existem vários fatores que intervêm na alteração do tom e que você pode ajudar a modificar.

O tipo de solo, o seu pH, o grau de acidez e também os minerais e metais que contém, e que a planta vai absorver, determinam em grande parte a tonalidade. Da mesma forma, o tipo de fertilizante que alimenta a planta também influencia e é um detalhe muito importante que você deve considerar se quiser evitar a perda de cor.

Além disso, se o que lhe interessa é saber como realçar a cor das hortênsias, vale lembrar que você sempre pode usar vinagre. Isso porque esse condimento, comumente usado na cozinha, também serve para fornecer acidez ao solo. A acidez, no caso desta planta, é essencial para uma boa floração em tons claros e intensos por ser uma planta acidófila.

Hortênsias rosa

Como o Diário SP indicou, a chave para a cor de suas flores está na composição do substrato em que a planta habita. Se o que lhe interessa é saber como obter hortênsias rosadas, plante-as em solo alcalino, aquele cujo pH seja superior a 7. Os melhores são os terrenos com presença de calcário.

Mesmo levando em consideração esse cuidado, pode acontecer que suas hortênsias tendam a ser azuis. Então, se quiser evitar, porque gosta mais de rosas, o que deve fazer é aumentar o pH do solo para que os tons rosados ​​continuem a prevalecer, ou seja, você terá que reduzir a acidez do substrato.

O uso de fertilizantes específicos, que incluem minerais como cálcio ou dolomita, é a principal medida para conseguir isso. Assim, garantirá que as hortênsias tendam a ficar rosadas na floração progressiva.

Além disso, a presença de metais pesados ​​como o alumínio no solo pode influenciar na cor que a flor adquire. Se apostar no rosa, evite solos ricos em alumínio e, para neutralizar a ação desse composto, opte por fertilizantes que também incluam fósforo em sua composição. Como remédio caseiro, fertilizar suas hortênsias com cinzas de madeira é uma excelente fórmula natural para aumentar a alcalinidade, reduzindo a acidez da terra e, assim, favorecer a floração rosa.

Hortênsias vermelhas

Sem dúvida, as hortênsias vermelhas são especialmente marcantes. O tom granada profundo é raro e um tanto difícil de conseguir, exceto em algumas variedades que naturalmente tendem a tê-lo.

Mesmo assim, a transição do rosa para o vermelho pode ser favorecida intensificando a alcalinidade do solo. Os solos argilosos são ideais para a obtenção de hortênsias vermelhas, principalmente aquelas enriquecidas com dolomita e sem a presença de alumínio em sua composição.

Como truque caseiro, há quem diga que adicionar uma colher de sopa de páprica à água de irrigação pode ser interessante. Assim, favorecerá o surgimento da flor com o intenso tom vermelho.

Hortênsias brancas

Sua beleza as torna favoritas entre muitos amantes desta bela flor. A primeira coisa a esclarecer é que é difícil alterar o branco de uma hortênsia porque estas são de uma variedade específica que só crescerá branca. Também não é possível transformar totalmente uma hortênsia vermelha ou azul em uma branca.

Se você deseja mudar a cor das flores para branco, deve saber que com algum tempo e adubos específicos conseguirá “clareá-las” ou diminuir a intensidade do tom que têm. Contudo, uma hortênsia azul intenso, dificilmente será branco puro.

Apesar disso, novamente a composição do solo determinará o tom final. Se você quer o branco, opte por solos alcalinos com pH de 8 ou superior. Adicionar cal de giz ao solo pode ajudar a atingir seu objetivo.

Arte floral: Descubra os segredos para mudar a cor das hortênsias e transformar sua casa em um jardim vibrante
Arte floral: Descubra os segredos para mudar a cor das hortênsias e transformar sua casa em um jardim vibrante – Istock

Hortênsias azuis

Dos tons de azul-claro ao índigo intenso, as hortênsias azuis podem ter mil tonalidades, todas perfeitas para encher de cor um jardim. Para exibir suas cores em todo o seu esplendor, as flores precisam de um solo ácido, com pH abaixo de 6.

Como manter a cor azul das hortênsias? Verifique, de tempos em tempos, os níveis de pH e aumente-o sempre que for necessário para a saúde da planta e também para a vivacidade da cor.

O ideal é aplicar, no final do inverno e antes da floração, fertilizantes que contenham sulfatos de ferro e também sulfatos de alumínio. Aqueles que também incorporam enxofre solúvel fornecem excelentes resultados.

Se preferir, você pode aumentar a acidez do solo misturando solo de composição ácida no substrato, que você encontra em centros de jardinagem. Você também pode cobrir o solo com uma cobertura natural feita de folhas da própria hortênsia misturadas com casca de pinheiro. Algumas gotas de vinagre ou limão na água de irrigação (nunca colocadas diretamente nas folhas ou flores) aumentarão naturalmente a acidez do solo, intensificando assim o azul de suas hortênsias.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo