Agro

Plantar gerânios: o segredo para ter flores exuberantes durante todo o ano

Saiba como cultivar essa bela flor em seu jardim

Belo Horizonte, 16 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Você está pensando em plantar gerânios? Se a resposta for sim, a verdade é que esta planta de exterior é uma excelente opção para decorar o jardim, terraço ou varanda. Existem mais de 400 espécies, e podemos encontrar cores como vermelho, roxo, branco e rosa.

Plantar gerânios em sementes ou estacas permite desfrutar do processo de crescimento da planta. Ademais, é uma experiência sem dúvida enriquecedora que nos ajudará a valorizar nosso trabalho e perseverança. Embora o plantio dessa espécie não seja difícil, é fundamental levar em conta os cuidados com a flor. Então, preste atenção ao guia que preparamos e tenha um jardim magnífico e colorido em casa.

Como plantar gerânios

Primeiramente, deve-se decidir se serão plantadas sementes ou mudas. A diferença é que ao plantar as sementes se vivenciará todas as fases de desenvolvimento da planta, ao passo em que as mudas são fragmentos de gerânio que foram separados especificamente para serem plantados e reproduzidos.

Se plantar mudas, terá uma flor que já passou da primeira fase de desenvolvimento. Ambas as opções são válidas, só se tem que decidir qual das duas prefere, dependendo se tem mais ou menos paciência, ou se não quer arriscar que as sementes não cresçam.

Gerânios no chão

No caso de plantar mudas ou sementes de gerânio no solo do jardim, o requisito mais importante é que o solo tenha boa drenagem para evitar a estagnação da água. Faça buracos de cerca de 3 cm no solo com separação suficiente para que cada flor possa se desenvolver adequadamente.

Gerânios em vasos

Se opta por esta opção, deve selecionar um vaso adequado para que a flor cresça saudável. Existem diferentes espécies, por isso procure saber na hora de comprar mudas ou sementes qual é o seu tipo. Aproveite para comprar um solo adequado, oxigenado, com pH ideal e com os elementos necessários que a planta requer.

Estacas

Se você preferir plantar as mudas diretamente, pode selecionar os brotos de um gerânio que tiver em casa ou comprá-los em uma loja. Nesse caso, deve-se fazer um furo no vaso ou na terra e inserir a estaca. Tente selecionar aqueles que têm uma boa cor e não floresceram.

Se você selecionar mudas de seu próprio gerânio, precisará de uma tesoura de poda para cortar o broto em um comprimento de cerca de 8 cm. Depois de plantadas as mudas de gerânio, regue um pouco para ajudar a planta a aderir ao solo.

Sementes

Ao comprar as sementes no estabelecimento apropriado, deve-se fazer diferentes buracos no solo e colocar uma semente de gerânio em cada um deles. No caso de ser plantada em vaso, a distância entre cada um deve ser de aproximadamente 60 cm. Regue levemente o solo e pronto.

Após plantar gerânios, aprenda como cuidar

O Diário SP não poderia apenas ensinar como plantar gerânios, mas sim, a cuidar dessa bela flor, para que ela floresça mais e mais. Confira as dicas:

Irrigação

Depois de plantar gerânios, é aconselhável regá-los uma vez por semana, garantindo uma drenagem adequada. Caso a água fique estagnada, o excesso de umidade fará com que suas raízes apodreçam. Durante as estações quentes, devemos regar as flores diariamente, pois ficam muito expostas ao sol. Depois de florescer, não regue a planta por cima, mas diretamente pelos caules em contato com o solo.

Plantar gerânios: o segredo para ter flores exuberantes durante todo o ano
Plantar gerânios: o segredo para ter flores exuberantes durante todo o ano – Canva

Luz

Gerânios precisam de contato direto com a luz. O melhor é que, pelo menos, tenham sol 6 horas por dia. Coloque as plantas em uma área com bastante luz solar, assim elas crescerão fortes e bonitas.

Poda

Devemos retirar as folhas amareladas dos gerânios, pois indicam que estão murchas. Fazer uma boa poda na primavera, quando a planta já estiver desenvolvida, ajudará a crescer em melhores condições. Assim, retire as folhas mortas no ponto de união com o caule.

Adubação

Adubar a planta uma vez ao ano, pelo menos, é requisito fundamental para enriquecer o solo com nutrientes que ajudam no crescimento dos gerânios. É aconselhável fertilizar as flores com frequência, especialmente durante a época de floração, com um fertilizante líquido que pode encontrar em floristas ou lojas de jardinagem.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo