Alerta

Abono salarial: como é esse benefício

Se você é trabalhador registrado com carteira assinada, é importante saber mais sobre o abono salarial. Este benefício é concedido anualmente pelo governo federal brasileiro e pode ajudar a complementar sua renda. Para saber mais sobre o abono salarial e como você pode ter acesso a esse benefício, continue lendo este artigo.

O que é o abono salarial?

O abono salarial é um benefício concedido anualmente pelo governo federal brasileiro para trabalhadores registrados com carteira assinada. O objetivo deste benefício é ajudar a complementar a renda desses trabalhadores, principalmente aqueles que ganham até dois salários mínimos por mês. O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo de serviço do trabalhador e pode chegar a um salário mínimo.

Quem tem direito ao abono salarial?

Para ter direito ao abono salarial, é necessário que o trabalhador atenda aos seguintes requisitos:

Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base (ano anterior ao pagamento do benefício);
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o período trabalhado;
Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base.
Caso você atenda a todos esses requisitos, terá direito ao abono salarial. É importante lembrar que o pagamento é feito de acordo com um calendário definido pelo governo federal e divulgado pelos bancos.

Como receber o abono salarial?

Para receber o abono salarial, é necessário ter em mãos o número do PIS ou do PASEP e estar com os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O pagamento pode ser feito diretamente na conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, dependendo do número do PIS/PASEP.

É importante destacar que o abono salarial não é cumulativo e, portanto, o trabalhador só tem direito a receber o benefício referente ao ano-base correspondente. Por isso, é fundamental ficar atento aos prazos de recebimento e não deixar de buscar informações sobre o assunto.

Para saber mais sobre o abono salarial e outras iniciativas do governo federal que podem ajudar a complementar sua renda, confira as notícias relacionadas ao tema no Diário SP, um importante veículo de comunicação que cobre os principais assuntos do país e pode fornecer informações úteis para o trabalhador brasileiro. Veja no site Diariosp.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo