Agro

Azaleia de tirar o fôlego: aprenda os truques para mantê-la deslumbrante

A planta pode ser cultivada tanto dentro de casa quanto fora

Belo Horizonte, 18 de maio de 2023, por Andréia ELiza de Souza – A azaleia é uma planta pertencente à família Ericaceae. São arbustos com flores cultivadas há séculos em todo o mundo, das quais se conhecem até hoje mais de mil variedades silvestres. Da mesma forma, a espécie é ideal para uso ornamental, pois se propaga por estacas e sementes.

Quer saber mais sobre como cuidar de uma azaleia? Aqui, mostraremos todos os detalhes sobre suas características, cuidados e cultivo. Assim, você terá flores lindas para enfeitar a sua casa ou mesmo presentear quem você ama.

Guia básico de cuidados com azaleia

A azaleia é ideal para climas frios e temperados. Entre os cuidados mais básicos, o Diário SP destaca as seguintes recomendações:

Solo

A chave para manter sua azaleia em boas condições é usar rega, poda e fertilização adequadas. O solo ácido é ideal para a sua conservação. Você pode aprender a fazer fertilizante natural para plantas e aplicá-lo a cada poucos meses no solo, colocando com mais frequência quando chegar a floração.

A azaleia requer solo solto para se manter oxigenado e hidratado. Além disso, o vaso da planta precisa drenar adequadamente. Se as raízes ocuparem todo o espaço disponível no vaso, é necessário transplantá-la.

Regando as azaleias

Uma forma aconselhável de regar a azaleia é submergir as raízes em um prato com água da chuva (não muito fria) por 10 minutos. Quando mantidas em vasos, devem ter furos suficientes para evitar o acúmulo de água. Isso faria com que as raízes apodrecessem. No entanto, a planta requer umidade constante e rega abundante durante a floração.

Localização, luz, temperatura e umidade

O primeiro ponto que você deve levar em consideração ao cuidar de uma azaleia é a luz e a localização. Esta planta requer umidade constante em suas raízes, mas não encharcamento, por isso é recomendável plantá-la em locais ventilados.

As plantas são de exterior, mas se decidir colocá-la dentro de casa, deve ser em uma zona com bastante luz, mas que o sol não atinja diretamente ou por muitas horas seguidas. Isso pode fazer suas flores murcharem ou mudarem de cor. Assim, devido às suas características, a azaleia ao ar livre é preferível estar localizada em um local semi-sombreado.

Reprodução

A multiplicação dessa planta se dá por sementes germinadas durante o ano, embora sua comercialização ocorra, principalmente, por meio da semeadura de segmentos. O outono é a época ideal para plantar azaleias, embora possam ser plantadas sem problemas durante todo o ano.

Poda

A primavera é o momento ideal para podar a planta. Para fazê-lo corretamente, é necessário aplicar cortes oblíquos em ramos muito extensos e tufos de folhas e áreas onde as folhas estão amareladas ou doentes.

Azaleia de tirar o fôlego: aprenda os truques para mantê-la deslumbrante
Azaleia de tirar o fôlego: aprenda os truques para mantê-la deslumbrante – Canva

Cultivo de azaleias: dicas para interior e exterior

A planta pode ser cultivada ao ar livre e dentro de casa sem problemas, sendo uma espécie ornamental por excelência. Seguem algumas dicas para seu cultivo:

  • Cultivo ao ar livre – Quando a planta está ao ar livre, requer um local fresco, principalmente à sombra. Canteiros de flores elevados ajudarão seu crescimento em solos argilosos ou altamente salinizados;
  • Cultivo interno – Em casa, por outro lado, é necessário mantê-lo em áreas úmidas, perto de janelas, mas não exposto diretamente ao sol. A temperatura ideal para o seu crescimento em vasos situa-se entre os 10º C e os 16º C.

Entre a primavera e o verão, os jardins ao ar livre são a melhor opção. No outono e no inverno, por sua vez, florescerá sem problemas dentro de casa. Mantê-la longe da incidência direta dos raios solares a ajudará a florescer em todo o seu esplendor.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo