Agro

Descubra o poder do chá de hibisco: benefícios incríveis e muita hidratação

Além de ficarem lindas no jardim, as flores de hibisco também oferecem uma variedade de benefícios à saúde quando consumidas em forma de chá

Belo Horizonte, 05 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Além de ficarem lindas no jardim, as flores de hibisco também oferecem uma variedade de benefícios à saúde quando consumidas em forma de chá

Se você está procurando algo novo além das conhecidas bebidas de ervas, deve considerar experimentar o chá de hibisco. Servido quente ou frio e embalado com uma mistura de benefícios para a saúde, este chá saboroso é a bebida perfeita sem cafeína que pode ajuda-lo a se manter hidratado o dia todo.

Considerado um superalimento, quando ingerido em quantidade moderada tem vantagens incríveis para o corpo. Na matéria abaixo, te mostraremos quais um pouco das propriedades do hibisco, os efeitos colaterais e como preparar o chá. Continue a leitura e confira!

Para que serve o chá de hibisco?

Descubra o poder do chá de hibisco: benefícios incríveis para e muita hidratação
Descubra o poder do chá de hibisco: benefícios incríveis para e muita hidratação – Freepik

Estudos demonstraram que o chá de hibisco, se tomado em uma determinada dose, reduz a pressão arterial sistólica. Além disso, observa-se que, quando consumido sem adição de açúcares ou laticínios, essa bebida (feita das pétalas da flor) pode atuar como o motivador de hidratação perfeito para aqueles que lutam para atingir sua cota diária de ingestão de água.

O melhor de tudo é que este chá vermelho-escuro, com um sabor um tanto azedo, é carregado com vitamina C, que estimula o sistema imunológico. Além do mais, o chá de hibisco contém antocianinas ricas em antioxidantes que auxiliam a neutralizar os radicais livres e reduzir o estresse oxidativo que está ligado a:

  • Sinais de envelhecimento;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Inflamação.

Outros benefícios da bebida

Entre tantas vantagens de consumo, o Diário SP destaca:

  • Perda de peso – Uma das vantagens mais conhecidas da bebida é a contribuição para a perda de peso. Alguns estudos indicam que este chá é bom para reduzir o número das células de gordura, isso quer dizer que evita que a gordura se acumule;
  • Controle do colesterol – Consumir regularmente o chá reduz o nível de colesterol na corrente sanguínea, bem como o triglicérides nos diabéticos e naqueles que possuem síndrome metabólica;
  • Contribui para o bom funcionamento do fígado – Tomar chá de hibisco ajuda no bom funcionamento do fígado, pois faz aumentar as enzimas desintoxicantes, reduzindo os danos no órgão;
  • Evita retenções de líquido – Reter líquidos causam inchaços. O chá de hibisco possui quercetina, que tem ação diurética, aumentando a produção de urina. Isso elimina uma maior quantidade de água retida e toxinas.

Quais os efeitos colaterais da bebida?

Embora o chá de hibisco tenha vários benefícios para o organismo, sabe-se que possui alguns efeitos colaterais. Uma dose elevada da bebida pode causar alguns problemas no fígado. Recomenda-se que indivíduos com a pressão alta, bem como com níveis altos de açúcar na corrente sanguínea verifiquem regularmente esses problemas ao consumir a bebida.

Mulheres que estão grávidas ou amamentando também precisam evitar o chá, uma vez que afeta os níveis de estrogênio. Quem estiver tomando pílulas anticoncepcionais ou em tratamento hormonal, precisam evitar consumir o chá.

Como fazer o chá de hibisco?

Em uma panela, coloque 1 litro d’água. Leve ao fogo e, assim que levantar fervura, coloque 2 colheres de sopa cheias de hibisco seco. Desligue e retire do fogo, deixando o chá descansar tampado por mais ou menos 5 minutos. Coe e sirva em seguida. Mas, atenção: evite reaquecer para que o efeito terapêutico da planta não diminua.

Pode tomar chá de hibisco todos os dias e qual é o melhor horário para consumi-lo?

A sugestão é que se tome de 3 até 4 xícaras do chá todos os dias, cerca de trinta minutos antes das refeições principais. A bebida deve ser consumida sem adição de açúcar para alcançar os efeitos esperados, melhorando os resultados junto a dietas equilibradas, bem como à prática de atividades físicas.

Em suma, depois de conhecer tantos benefícios que o chá de hibisco possui, que tal adicioná-lo à sua rotina diária de bebidas? Nesse calor, não há nada melhor do que consumir algo que vai te hidratar e tratar de outras partes do seu organismo ao mesmo tempo!

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo