Agro

Descubra por que o chá de manjericão é a bebida do momento

Confira os motivos pelos quais tomar a infusão é essencial para o corpo

Belo Horizonte, 06 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Muitas pessoas adoram cultivar o manjericão, uma erva do tipo aromática, que proporciona um sabor diferenciado na culinária. Mas, hoje, que tal aprender como o chá de manjericão pode ser benéfico para seu bem-estar no dia a dia?

Um fato é que várias pessoas focam somente no seu uso gastronômico. Contudo, seu uso como planta medicinal vem desde a antiguidade, tratando de diversos males. Acompanhe na matéria abaixo, mais informações a respeito da bebida feita desta erva, também conhecida como alfavaca.

Como é a folha do manjericão? Pode comê-la?

Descubra por que o chá de manjericão é a bebida do momento
Descubra por que o chá de manjericão é a bebida do momento – IStock

O caule reto do manjericão, confere folhas ovaladas e rugosas.  Como citado acima, a planta também é conhecida como alfavaca, basilicão, bem como manjericão-branco e alguns outros.

As folhas podem, sim, ser comidas, tanto que sua maior popularidade é na cozinha, juntamente com receitas diversas. A erva dá sabor a todos os tipos de carnes, vegetais, bem como aves, sopas e até saladas.

Quais são os benefícios do chá de manjericão?

O chá de manjericão folha-larga tem ótimas funções nutritivas, terapêuticas e curativas. A erva beneficia com as propriedades a seguir:

  • Anti-inflamatório – Seu poder anti-inflamatório se dá por conter uma substância chamada eugenol;
  • Analgésico e sedativo – Uma xícara de chá pode acalmar e diminuir quadros mais brandos de dor;
  • Antioxidante – O manjericão combate o dito envelhecimento precoce que tanto incomoda as pessoas;
  • Antibacteriano e antisséptico – Essa bebida, se consumida regularmente, evita infecções;
  • Antitérmico – Sua ação antitérmica contribui para diminuir a febre, mas, especialmente se o chá for tomado com adição de outros ingredientes;
  • Emenagogo – Assim, é bem útil na cólica menstrual e amenorreia;
  • Digestivo – O chá de manjericão folha-larga é ótimo para digestão e para regular a saúde estomacal;
  • Expectorante – Sua ação expectorante se dá para limpar as vias áreas congestionadas em caso de gripes e resfriados;
  • Tônico – Seus nutrientes lhe conferem uma ótima energia para mente, bem como o sistema nervoso. Além disso, alivia o estresse, o cansaço e a fadiga, fortalecendo a imunidade e melhorando a memória;
  • Diurético – Essa função contribui para o funcionamento da via urinária e dos rins.

Como se faz o chá de manjericão?

O chá desta erva pode ser consumido para amenizar diversos males. A receita que o Diário SP separou para você é a mais simples, mas existem outras variações incríveis, tais como: com limão, hortelã e até mesmo com gengibre.

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de chá de manjericão folha-grande, de preferência fresco;
  • Adoçante (opcional).

Modo de preparar:

Coloque a água para ferver. Assim, quando esta entrar em ebulição, coloque o manjericão com suas folhas picadas, deixando abafado por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coe e tome.

O consumo do chá de manjericão pode ser tomado até 3 vezes ao dia, sendo manhã, tarde, noite. Dessa forma, poderá aproveitar todos os benefícios da erva e levar mais saúde para o seu dia a dia.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo