Agro

Chá de orégano é mesmo uma alternativa natural eficaz para o organismo? Desvende agora todos os segredos

O orégano é bem mais do que um simples tempero de pizza

Belo Horizonte, 06 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Quem pensa que esta erva serve apenas para proporcionar o gostinho típico na pizza está muito enganado. Descobrimos que o orégano é muito mais do que um mero tempero, funcionando até como planta medicinal. Mas, existem alguns mitos e verdades que o cercam. Por exemplo, chá de orégano funciona mesmo?

Bom, sabemos que ele funciona como forte aliado para a manutenção da saúde. A folha é originária do Mediterrâneo, e possui um valor nutricional considerável. Sendo assim, o chá de orégano é bem mais versátil e funcional do que se imagina.

Benefícios do chá de orégano

O chá da folha possui várias propriedades nutricionais. Confira quais as principais vantagens no consumo da bebida, de acordo com informações dos melhores fitoterapeutas:

  • Aumenta a imunidade;
  • É rico nas vitaminas A, C, bem como antioxidantes;
  • É rico nas fibras;
  • Evita desidratação e retenção dos líquidos;
  • É bom para a saúde do coração e para o controle da pressão;
  • Ajuda a combater insônia;
  • Tem ação anti-inflamatória e antibacteriana;
  • Contém ferro, cálcio, manganês e vitamina K;
  • Auxilia na boa digestão;
  • É um grande aliado no combate à gripe.

Perguntas e respostas sobre a infusão do orégano
Existem muitos questionamentos sobre os benefícios do chá, assim como da eficácia de seu consumo. Veja abaixo o que o Diário SP apurou se é verdade ou não.

É bom para fortalecer os ossos?

É sim, pois ferro, manganês e cálcio, se mostram nutrientes excelentes em termos de fortalecimento de ossos. Uma vez que o orégano tem grandes concentrações dos nutrientes, é altamente indicado para osteoporose.

Elimina toxinas?

Com certeza, pois o chá tem o efeito de detox, eliminando as toxinas do organismo. A folha possui fibras, assim como nutrientes potentes, proporcionando uma “limpeza” geral do corpo.

Chá de orégano para infecção urinária é verdade?

Vários estudos apontaram que as folhas do orégano, de nome científico Origanum Vulgare, tendo tantas atividades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, pode ajudar a combater doenças no trato urinário.

Portanto, tomar a infusão para tratar de infecções urinárias pode ser uma ótima alternativa caseira. Usa-se o orégano há muitos anos, desde as antigas civilizações, com o intento medicinal. Assim, aprenda a preparar a infusão, aproveitando dos seus benefícios fitoterápicos.

Como preparar chá de orégano para infecção urinária

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de orégano;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparar:

Em um recipiente, coloque as folhas de orégano, acrescente a água fervente e abafe, deixando bem tampado. Aguarde aproximadamente uns 10 a 15 minutos, coe e tome ainda morno. Caso prefira, adoce com mel.

É possível combinar a erva com canela, limão, erva-cidreira, bem como hortelã e outros ingredientes. Recomenda-se o consumo da infusão antes da hora de dormir, uma vez que auxilia no relaxamento do corpo, contribuindo para o sono tranquilo.

Agora que você já sabe que chá de orégano funciona mesmo, que tal deixar um potinho da erva separado para emergências? Aos primeiros sinais de problemas, faça um chazinho!

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo