Agro

Do solo à chaleira: torne-se um mestre no cultivo do chá vermelho e aprecie seus benefícios em cada gole

Tenha uma fonte de saúde no seu jardim com a planta

Belo Horizonte, 14 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O chá é uma das bebidas mais em voga na atualidade, o que não é de se estranhar pelos inúmeros benefícios que traz ao corpo humano. É por isso que muitas pessoas começaram a cultivar a Camellia sinensis, a planta do chá vermelho em seu próprio jardim.

Por isso, hoje daremos algumas instruções de como fazer, mas lembre-se de um fato: o chá vermelho é uma variedade fermentada ou envelhecida do chá-verde. Isso quer dizer que as folhas “originais” não são dessa bebida. Mas explicaremos com detalhes logo abaixo.

Benefícios do chá vermelho

Entre os principais benefícios da bebida que o Diário SP pode destacar, estão:

  • Diminuição do estresse e promoção do bem-estar;
  • Ajuda na perda de peso com aceleração do metabolismo;
  • Diminuição do inchaço, com efeito deputativo;
  • Ajuda na digestão;
  • Propriedades anti-inflamatórias;
  • Reduz o colesterol.

Como cultivar a planta do chá vermelho

Do solo à chaleira: torne-se um mestre no cultivo do chá vermelho e aprecie seus benefícios em cada gole
Do solo à chaleira: torne-se um mestre no cultivo do chá vermelho e aprecie seus benefícios em cada gole – Canva

Para conseguir esse chá você precisará de muita paciência e tempo. Saiba também que as condições climáticas para sua produção, preferencialmente em ambientes tropicais, são mais complicadas. Contudo, vamos ao passo a passo:

Compre a planta

Compre uma planta de chá de aparência saudável em uma floricultura ou casa especializada. Então, coloque-a em um local bem ensolarado com bastante espaço para crescer. A temperatura ideal de desenvolvimento não deve ser inferior a 12º C nem superior a 35º C. O solo deve ser bem drenado com pH ácido neutro, ao qual deve ser adicionada uma camada de cobertura morta.

Adubação e rega

Nos períodos de seca, é importante regar abundantemente. Com relação ao adubo, a quantidade a ser utilizada deve crescer com a própria planta, variando de 100 gramas no início a 900 gramas quando crescida. A mistura deve conter nitrogênio, ácido fosfórico e magnésio, entre outros minerais.

Colheita

Colete as folhas mais bonitas. Em vez de processá-las para o chá-verde – para o qual são aquecidas em uma panela por cerca de 20 minutos -, devem ser deixadas para envelhecer. Esse processo deve durar pelo menos dois anos, para os quais você forma uma grande bola com as folhas e coloca-as em um recipiente de bambu. É então que elas adquirirão a cor vermelha escura específica do chá vermelho.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo