Agro

Dê vida ao seu lar com um jardim vertical de pallet: veja as melhores ideias!

Acrescentar um pouco de verde na sua casa sempre é uma ótima ideia

Belo Horizonte, 05 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – As residências atualmente estão sendo construídas com espaços menores, diminuindo as possibilidades de cultivar um jardim com flores e hortaliças. Contudo, existem algumas alternativas que conseguem trazer de volta o verde para qualquer ambiente. Um jardim vertical de pallet pode ser a opção ideal para, por exemplos, apartamentos.

Tais formas de jardim não requerem grandes espaços, bem como não precisam de manutenção difícil. O melhor é que todos os jardins verticais de pallet são ecológicos, já que utilizam ações sustentáveis. Dessa forma, seja para decorar ou cultivar alguma espécie em especial, na matéria a seguir, conheça os 3 tipos mais fáceis de montar e colocar na sua casa.

Dicas para ter um jardim vertical de pallet em qualquer ambiente

Dê vida ao seu lar com um jardim vertical de pallet: veja as melhores ideias!
Dê vida ao seu lar com um jardim vertical de pallet: veja as melhores ideias! – Adobe Stock

A estrutura básica do pallet, por si só, é ideal para cultivar diversos tipos de plantas, como flores, ervas e legumes. Por ser um material relativamente barato e sustentável, está cada vez mais fazendo sucesso, especialmente nos projetos de DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo). Então, confira as melhores dicas para montar um lindo jardim vertical de pallet. Use-as e tenha sucesso no seu projeto!

Faça o corte certo no pallet e use como prateleira

Se a peça é grande demais para caber no espaço disponível, faça o corte no pallet, transformando-o em uma linda prateleira. Use um serrote e depois lixe as extremidades. Em seguida, pinte ou apenas envernize, personalizando como preferir.

Dá para fazer prateleiras pegando de cima abaixo na parede. Mas, se preferir, faça “desenhos” com a disposição de uma prateleira ou outra. O ambiente mais “clean” ou mais cheio de detalhes dependerá exclusivamente da sua preferência.

Para não furar as paredes, coloque sobre um banco ou cadeira

Mesmo que não seja usado especialmente para cultivo, o jardim vertical de pallet é um item decorativo bem interessante. Mas, na maioria das vezes, é preciso furar a parede para fixa-lo. Quem não está disposto a ter furos em determinados locais, pode utilizar de outros recursos.

Que tal posicionar o pallet em cima de uma cadeira ou banquinho também em estilo rústico? Para isso, considere o peso, o tamanho e os vasos que serão usados. É possível pintar tudo da mesma tonalidade ou brincar com a criatividade, dando um ar campestre para a sua casa.

O cultivo correto é importante

Seja dentro de casa ou fora, é necessário que se estude e escolha a espécie certa de planta para o ambiente. Isso porque há plantas que gostam mais de claridade, outras que não. Umas que precisam de mais rega, outras que suportam o calor intenso. Com suas peculiaridades, para o cultivo correto, pesquise melhor sobre a manutenção da espécie.

Por exemplo, abaixo, elencamos aquelas que se adaptam melhor em locais externos:

  • Hera inglesa;
  • Clorofito;
  • Lambari roxo;
  • Joboia
  • Orquídea grapete.

Já para dentro de casa, essas plantas são mais apropriadas:

  • Chifre de veado;
  • Flor de maio;
  • Bromélia;
  • Samambaia.

3 formas de colocar o seu jardim de pallet na sua casa

Não há limites para as opções, então, o Diário SP destacou as 3 melhores formas de decorar a sua casa com um item tão charmoso e funcional.

1.Armário

Como citamos, tem pessoas que não podem (quem mora em casa de aluguel, por exemplo) ou não querem furar suas paredes e colocar o jardim vertical de pallet. A solução nesses casos é encontrada em caixotes empilhados.

Sobrepor um ao outro dará o mesmo efeito rústico e resolverá o problema dos furos. Além do mais, dá um pouco menos de trabalho, decorando o ambiente da mesma maneira.

Mas, atenção! Considere a hora da rega para posicionar os caixotes, ok? Se preferir, impermeabilize com algum produto disponível no mercado.

2.Jardim vertical de pallet suspenso

O jardim vertical suspenso precisa ter seu suporte fixado na parede. Ele precisa ser furado em uma base para sustentar os vasinhos. Nos depósitos e mercados especializados em jardinagem há diversas opções de suporte para se usar, visíveis ou não.

3.Jardim de prateleira

As prateleiras conferem uma decoração mais personalizada, já que a posição pode ser mudada quando quiser. Isso é conferido especialmente se o material usado para prender o pallet for aquelas fitas, tipo durex, que fazem a vez dos pregos na parede.

Se você curtiu as sugestões dadas para ter um lindo jardim vertical de pallet, coloque as ideias que tem em mente em prática. Assim, terá uma maneira sustentável e baratinha de deixar a sua casa com uma decoração incrível.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo