Agro

Um oásis em miniatura: Aprenda a criar um mini jardim e traga vida e beleza para seu lar

Veja como ter essas pequenas belezinhas ao alcance dos olhos

Belo Horizonte, 10 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Os amantes de plantas, especialmente aqueles que moram em uma residência pequena, têm opções lindas para adicionar um pouco de “vida verde” em casa. O mini jardim cumpre bem a função de deixar qualquer ambiente muito mais charmoso e lindo com seus elementos minuciosamente escolhidos.

A tendência se tornou viral em muitos países, e aqui no Brasil se popularizou com as suculentas. Assim, valorizar uma decoração delicada e, ao mesmo tempo, fresca e exuberante, é plenamente possível com o mini jardim. Venha ver conosco o que é essa nova onda dos adoradores de plantas e como ter aí, na sua casa.

O que é um mini jardim?

O mini jardim é tal qual seu nome: um jardim pequeno, em miniatura. O arranjo contém plantas e vários tipos de elementos decorativos milimetricamente colocados em um espaço pequeno. Por exemplo, dá para ter esse “jardinzinho” em uma caixa, terrário ou vaso.

Os mini jardins são cultivados tanto em áreas internas quanto externas. Assim, podem incluir:

  • Uma variedade plantas – Cactos, suculentas, ervas, plantas tropicais e flores;
  • Elementos decorativos – Seixos, pedras, areia, cascalho, fontes, etc.

Essas pequenas belezinhas são fáceis de cuidar, além de terem os tamanhos ideais para caber em espaços pequenos. Você pode tê-las em apartamentos, escritórios, varandas e ainda apreciar um ambiente com aquele toque natural e agradável.

O que colocar em jardim pequeno?

Como o Diário SP citou, existem muitas opções de plantas e também de elementos que comumente são colocados nesse tipo de jardim. O que depende é da criatividade, do espaço e do clima do local. Abaixo, confira algumas sugestões:

  • Planta de porte pequeno – Lavanda, orquídea e suculenta;
  • Vasos e canteiros suspensos – Quem não tem espaço no chão, pode considerar o uso de vasos e canteiros suspensos. Eles podem ficar pendurados nas paredes ou apoiados nos suportes verticais;
  • Elementos decorativos – Muito além das plantas, o mini jardim tem elementos decorativos que tornam o ambiente charmoso e aconchegante. Exemplos, temos em pedras, esculturas, lanterninhas.

Lembre-se de optar por espécies que se adaptem totalmente ao clima da região em que está. Dessa forma, haverá a garantia de que elas crescerão saudáveis e bonitas. E, mesmo que seja um jardim pequeno, as regas regulares são muito importantes.

Jardim em miniatura - Foto: CANVA
Jardim em miniatura – Foto: CANVA

O que são mini suculentas?

Mini suculentas são as pequenas plantas da espécie suculenta, que possuem os tecidos carnudos e grossos. Estes, são capazes de armazenar a água nas folhas, raízes e caules. Essas plantas são amplamente conhecidas pela boa resistência e também pela pouca necessidade de manutenção diária. Isso as torna especiais para receber a classificação de plantas ornamentais de uso externo e interno.

As mini suculentas são as versões menores das suculentas comuns, surgindo em uma gama de formas e cores. Elas são recomendadas para cultivo em pequenos vasos, arranjos e terrários, especialmente no mini jardim. Ademais, algumas das variedades mais populares incluem a Haworthia, Sedum, Crassula e Echeveria.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo