Agro

Poda da lavanda: o passo a passo que fará sua planta desabrochar em beleza

Veja como passos simples podem modificar a estrutura e crescimento do cultivo

Belo Horizonte, 15 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A lavanda, também conhecida como alfazema, é uma das plantas aromáticas mais requisitadas para preparar uma série de produtos. Isso se deve, além de seu cheiro agradável e seu apelo colorido, ao fato de ser uma planta medicinal muito saudável, com diversos usos e benefícios.

Você tem uma lavanda em casa e não sabe como dar aquele cuidado tão necessário? Se sim, mostraremos como podar a planta corretamente para que você possa desfrutar dela por muito tempo.

Quando podar uma lavanda

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que existem dois períodos do ano ideais para podar a alfazema. O primeiro ocorre durante os meses de março e abril, quando devem ser retirados os galhos localizados na parte superior, assim como os que estão secos.

A segunda poda deve ser feita em setembro, após a floração. Nessa hora, você deve se livrar dos espigões secos e limpar bem o arbusto para que fique compacto e bonito.

O objetivo da poda é prolongar a vida útil da planta, garantindo que ela apresente uma boa floração e possa garantir um aroma intenso. Vejamos, a seguir, como podar uma lavanda corretamente para que ela cresça saudável e forte.

Como podar uma lavanda

É aconselhável que você não regue essas plantas regularmente, pois isso pode diminuir seu delicioso aroma natural. As alfazemas são as plantas bonitas, por isso não hesite em aproveitar as flores podadas para decorar a sua casa, fazer pomadas medicinais para tratamentos de aromaterapia ou para extrair as suas sementes e obter novas plantações.

Você deve saber que a lavanda inevitavelmente envelhecerá e morrerá, mas fazendo uma boa poda você retardará significativamente esse envelhecimento. Por isso, a seguir, ensinamos como podar corretamente.

Passo a passo

Poda da lavanda: o passo a passo que fará sua planta desabrochar em beleza
Poda da lavanda: o passo a passo que fará sua planta desabrochar em beleza – Canva

Antes de começar, você deve ter em conta que tipo de poda está a fazer e em que época do ano. É uma primeira poda para retirar as flores secas? É uma segunda poda para consertar o mato?

  • Use luvas de poda, bem como tesouras especiais para esta tarefa;
  • Em seguida, comece removendo os galhos localizados no centro da planta. Dessa forma, você conseguirá estimular o crescimento de novos ramos e sua lavanda continuará crescendo muito forte e saudável;
  • Depois de se livrar dos galhos localizados no centro, você terá que podar o exterior da planta para dar ao arbusto uma aparência circular e torná-lo mais agradável aos olhos;
  • Se for podar em algum lugar onde haja vários galhos secos, pegue o cacho inteiro para que, ao podá-los, os cortes fiquem uniformes;
  • Dê ênfase à poda da lavanda do centro para fora, já que o centro é a parte da planta que será despovoada de galhos e folhas e merece atenção especial.

Prontinho! Viu como é simples manter uma plantação saudável e da forma correta? Não hesite em cuidar da sua lavanda para tê-la por mais tempo em seu jardim. E como o Diário SP citou: decore sua casa com as flores e se beneficie dos seus poderes medicinais também! Você tem algo poderoso em seu quintal e não faz ideia!

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo