Agro

Além das Aparências: Plantas espinhosas revelam segredos fascinantes

Entenda o motivo pelo qual os espinhos existem

Belo Horizonte, 15 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Todos sabemos que existem algumas plantas com espinhos ou pontas e, obviamente, sua presença não é por acaso. Eles têm uma função importante e vamos explicar o porquê.

Além de listar as principais plantas com espinhos, mostraremos suas principais características e os cuidados básicos que precisam para tê-las em casa. Assim, não terá problemas em manter as espécies no seu jardim, uma vez que evitará acidentes.

Por que as plantas têm espinhos?

Na natureza, podemos encontrar diversas plantas espinhentas que estão presentes por diversos motivos. Uma das causas que explicam seu aparecimento – talvez a mais conhecida – é a proteção. Ou seja, os espinhos atuam como um mecanismo de proteção para enfrentar ameaças de animais – eles comem folhas ou frutas -, ou de outras plantas.

Mas, além disso, existem outros fatores. Eles também servem para evitar a evaporação da água. Desta forma, é comum a presença de espinhos em plantas trepadeiras, arbustos, cactos ou plantas rasteiras.

Em outras, o motivo de seu aparecimento é bem mais simples. E é que eles simplesmente substituem as folhas nesse papel para ajudar a manter a umidade. Desta forma, plantas com espinhos são mais comuns em áreas desérticas.

Essas pontas duras também têm outra missão nas plantinhas: servem de refúgio, esconderijo para insetos ou pequenos animais. Assim, de outra forma, eles seriam facilmente comidos.

Quais são as plantas com espinhos mais populares?

O Diário SP destaca algumas espécies que são mais conhecidas entre as que têm essas pontas que, muitas vezes, nos machucam:

Cacto

O cacto é a planta com espinhos por excelência e uma das mais populares. Dentro da espécie, existem vários tipos, cada um com suas particularidades. Aqui falaremos de três, que são muito decorativas pelo seu aspecto, além de serem resistentes:

  • Euphorbia trigona – Este cacto também é conhecido como árvore leiteira africana ou cacto catedral. Proveniente do sudeste da África, é reconhecida por seus caules eretos, que atingem uma altura entre 15 e 25 centímetros, separados por constrições, bem como por seus espinhos marrom-avermelhados. Eles têm forma de espátula e são acuminados, entre dois e quatro milímetros. Esta planta espinhosa pode viver em temperaturas abaixo de – 8º C, embora neste caso perca suas folhas. No entanto, prefere climas muito quentes e boa sombra;
  • Ferocactus latispinus – Este cacto, também conhecido como língua do diabo ou garra de corvo, vem da área do México e do sudeste dos Estados Unidos. Seus espinhos são radiais, atingindo cerca de dois centímetros de comprimento. Porém, em sua parte central nascem alguns espinhos estriados e avermelhados, que chegam a 3,5 centímetros de comprimento. Esses cactos precisam de muito sol e temperaturas quentes, embora possam suportar temperaturas de até – 4º C;
  • Agave batatarum – É nativo do México, América Central ou sudoeste dos Estados Unidos. Esta planta é caracterizada por suas folhas em forma de roseta, que têm uma ponta espinhosa. Este cacto vive sem problemas a pleno sol, embora resista a temperaturas até cinco graus negativos, desde que o solo esteja seco.

Datura stramonium

Na natureza podemos encontrar outras plantas com espinhos, que remontam a tempos remotos. Um deles é a pomo-espinhoso ou figueira-d-diabo, que é usada há séculos para fins medicinais – mas com muita cautela porque é tóxico-, embora também seja usado como alucinógeno.

Esta planta é reconhecida pelas suas flores em forma de trombeta, muito vistosas. Quando a flor é fecundada, aparece como uma espécie de cápsula de semente, que possui espigões e dentro da qual está a parte tóxica.

Palma de Madagascar

Pachypodium lamerei, também conhecida como Palma de Madagascar, é outra das plantas espinhosas. Especificamente, neste caso, eles estão localizados em sua haste. Desta parte nascem folhas lisas, grandes e muito esverdeadas. Além disso, costuma ter flores brancas, que são muito perfumadas.

Esta planta espinhenta, nativa de África, não requer muitas regas no inverno, enquanto, no verão, é necessário regá-la a cada duas ou três semanas, mas sempre deixando o substrato secar bem. E, na hora de posicioná-la, é melhor colocá-la em áreas quentes e ensolaradas.

Além das aparências: conheça plantas com espinhos que vão além do seu visual e surpreendem com suas propriedades e histórias intrigantes
Além das aparências: conheça plantas com espinhos que vão além do seu visual e surpreendem com suas propriedades e histórias intrigantes – Canva

Rosas

Se existe uma flor associada aos espinhos, é a rosa. Na verdade, é a flor por excelência porque, além de belas, suas flores possuem muitos significados dependendo de sua cor. A mais conhecida é a rosa vermelha, que está associada ao amor.

As rosas nascem das roseiras,    que são arbustos espinhosos que se dão bem ao ar livre para receberem a luz do sol. Em relação à irrigação, a quantidade de água necessária varia de acordo com a época do ano. Por exemplo, durante a fase de floração deve ser abundante.

No entanto, regar bem também é fundamental durante o primeiro ano. De qualquer forma, deve-se sempre ter cuidado, pois não é conveniente molhar as flores ou as folhas.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo