São José dos Campos-SP, 28 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Eduardo Leite (PSDB) tem 56% das intenções de votos válidos contra 44% de Onyx Lorenzoni (PL), na disputa das eleições no segundo turno para governador do Rio Grande do Sul. Os dados foram divulgados em pesquisa do Ipec na noite desta sexta-feira (28).
Inclusive, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas os votos válidos para definir o resultado final das eleições. Assim, brancos e nulos ficam excluídos da contagem.
Além disso, a margem de erro dessa pesquisa é de dois pontos percentuais para mais e também para menos. Assim, o tucano está mais perto de vencer as eleições em terras gaúchas e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.
Eleições e os resultados totais da pesquisa
Mas o instituto Ipec também divulgou os dados completos da pesquisa estimulada para o cargo de governador do Rio Grande do Sul. Então, neste cenário, Eduardo Leite tem 50% das intenções de voto, contra 40% de Onyx Lorenzoni.
Em seguida, aqueles que vão votar em branco ou nulo chegam aos 5%. Do mesmo modo, outros 5% não sabem ou não responderam em quem vão votar nessas eleições para governador.
Vale lembrar também que Eduardo Leite concorre à reeleição, enquanto Onyx está em seu primeiro mandato. Agora, o segundo turno das eleições no Rio Grande do Sul acontecem no dia 30 de outubro, assim como no resto do país, das 8h às 17h, no horário de Brasília.
E, quem ganhar o pleito, vai assumir o cargo no próximo dia 1º de janeiro de 2023, para um mandato de quatro anos. Se estiver ainda no primeiro mandato, terá a chance de concorrer à reeleição depois de quatro anos, ou seja, em 2026.
Números da pesquisa Ipec
Segundo o instituto, a pesquisa aconteceu entre os dias 26 de outubro e 28 de outubro. Na oportunidade, ouviu um total de 1.808 eleitores com idade acima de 16 anos, aptos para votar. Além disso, o levantamento aconteceu sempre de forma presencial.
Ainda de acordo com o Ipec, essa pesquisa para as eleições no Rio Grande do Sul tiveram registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a Rede Globo foi quem encomendou o material.
Outro dado importante é o grau de confiança da pesquisa. Segundo o Ipec, isso chega aos 95%, ou seja, a cada 100 pesquisas feitas, 95 tem os resultados assertivos.
Para que tem segundo turno
No Brasil, o segundo turno existe desde as eleições presidenciais de 1989, quando Fernando Collor de Mello ganhou. Mas, para que uma eleição não tenha segundo turno e acabe no primeiro, é preciso o candidato ter uma determinada votação.
Desse modo, para vencer as eleições de cara, precisa ter 50% dos votos válidos mais um. Caso contrário, a disputa vai para o segundo turno.