São José dos Campos-SP, 29 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados na disputa do segundo turno das eleições presidenciais. Isso porque, segundo levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado neste sábado (30), o petista tem 50,4% das intenções de votos, contra 49,6% de Bolsonaro.
Segundo a Paraná Pesquisas, a margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Além disso, esses números se referem apenas aos votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e os indecisos.
Inclusive, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) utiliza apenas esses dados para confirmar o resultado oficial das eleições. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.
Outros números da pesquisa sobre as eleições
Agora, a Paraná Pesquisas também divulgou o resultado total do levantamento sobre o segundo turno das eleições. Neste caso, Lula aparece também em primeiro, com 47,1% das intenções de votos.
Em seguida, Bolsonaro está com 46,3% do total. Enquanto isso, 3,4% afirmaram que vão votar em branco ou anular o voto, enquanto 3,2% não sabem ainda ou não quiseram responder o levantamento sobre as eleições.
Segundo a Paraná Pesquisas, o levantamento aconteceu durante os dias 26, 27 e 28 de outubro. Na oportunidade, ouviu 2.400 eleitores presencialmente, todos acima dos 16 anos, a idade mínima para votar.
Além disso, a pesquisa foi devidamente registrada no TSE, conforme manda o regulamento. Apenas pesquisas com a chancela do TSE têm valor oficial.
Agora, o segundo turno das eleições presidenciais acontece neste domingo (30) em todo o território nacional. E o horário de votação é das 8h às 17h, considerando o horário de Brasília.
Então, essa segunda etapa da eleição presidencial acontece 28 dias após o primeiro turno. E, quem ganhar neste domingo, vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2023, com quatro anos de mandato.
Mas, se estiver no primeiro, terá a chance de tentar uma reeleição em 2026, que não é obrigatória. Atualmente, o segundo turno das eleições no Brasil acontece desde 1989, quando Fernando Collor de Mello ganhou de Lula na oportunidade.
Outros cargos
Além das eleições presidenciais, o Brasil terá neste domingo a eleição para governador em 12 estados brasileiros. Isso porque em outros 15 lugares a vitória já foi definida ainda no primeiro turno.
Assim, para um candidato ser eleito direto, sem precisar do segundo turno, é necessário ter 50% dos votos válidos mais um. Caso contrário, haverá sempre um segundo turno com o segundo candidato mais votado.
Por fim, as eleições deste domingo também reservam disputa pela prefeitura de oito cidades brasileiras. Afinal de contas, nestes lugares, os prefeitos e vices foram cassados. Assim, um novo mandatário será eleito por dois anos, até 2024, quando acontece nova eleição municipal.