São José dos Campos-SP, 29 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Pesquisa Genial/Quaest divulgada na noite deste sábado (29) aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% dos votos válidos contra 48% de Jair Bolsonaro (PL), nas eleições do segundo turno para presidente da República. Como a margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.
Assim, os votos válidos excluem nulos e brancos, além dos indecisos, e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) utiliza esse resultado para oficializar o ganhar da eleição. O segundo turno das eleições presidenciais acontecem neste domingo (30), das 8h às 17h, em todo o país.
Agora, com relação aos votos totais, Lula aparece com 46% das intenções, contra 43% de Bolsonaro. Além disso, outros 6% disseram que vão votar em branco, anular ou disseram que não vão votar. Por sua vez, os outros 5% não sabem em quem votar ou não responderam. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.
Outros números da pesquisa sobre as eleições
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 eleitores acima de 16 anos, ou seja, com idade apta para votar. Então, o levantamento aconteceu nos dias 28 de outubro e 29 de outubro, sempre de forma presencial.
Ainda segundo o instituto, o grau de confiança é de 95%. Então, a cada 100 pesquisas feitas, 95 possuem um resultado assertivo. E esse material foi devidamente registrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Inclusive, essa é a última pesquisa da Genial/Quaest antes da votação.
Desse modo, quem ganhar as eleições presidenciais vai assumir o cargo apenas no próximo dia 1º de janeiro de 2023. Além disso, terá quatro anos de mandato, até o final de 2026, conforme a regra prevista na Constituição Federal.
Contudo, quem ainda está no primeiro mandato, tem o direito a concorrer novamente, buscando a reeleição. Para quem já está no cargo, são dois mandatos limites.
Inclusive, neste final de semana, além das eleições presidenciais, 12 estados vão escolher seus novos governadores. Isso porque não conseguiram definir tudo durante o primeiro turno.
Como funciona o segundo turno
Primeiramente, quando um candidato tem 50% dos votos válidos mais um ao final do primeiro turno, já garante a eleição direita, sem precisar do segundo turno. Caso contrário, os dois primeiros colocados precisam se encontrar de novo.
Neste ano, o primeiro turno das eleições aconteceu no dia 2 de outubro. Então, foram 28 dias entre uma disputa e outra.
Por fim, o Brasil tem segundo turno nas eleições desde 1989, quando Fernando Collor de Mello venceu Lula. Na oportunidade, dezenas de candidatos disputaram o primeiro turno.
Aquelas foram as primeiras eleições presidenciais com voto direto desde a redemocratização do Brasil, que aconteceu em 1985, com a vitória de Tancredo Neves, através do Colégio Eleitoral.