São José dos Campos-SP, 24 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% das intenções de votos contra 47% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso é o que mostra a pesquisa Atlas para as eleições presidenciais no segundo turno, divulgada na tarde desta segunda-feira (24).
Segundo a Atlas, esses dados se referem aos votos válidos, ou seja, excluindo nulos e brancos. Até porque, após a votação, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas esses votos para contabilizar o resultado final das eleições.
Agora, o segundo turno das eleições presidências de 2022 acontecem neste domingo, dia 30 de outubro, com votação das 9h às 17h. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.
Margem de erro da pesquisa para as eleições
Segundo a Atlas, nesta pesquisa a margem de erros é de um ponto percentual para mais ou para menos. Desse modo, Lula está, de fato, à frente de Bolsonaro neste segundo turno.
Enquanto isso, considerando os votos totais, Lula tem 52% das intenções de votos para as eleições presidenciais. Por sua vez, Bolsonaro tem 46,2%, enquanto brancos, nulos e indecisos somam 1,8%, segundo o instituto.
Ainda segundo a Atlas, em comparação com a pesquisa anterior e considerando os votos válidos, Lula tinha 52,4% antes e oscilou 0,6% para cima, enquanto Bolsonaro tinha 47,6%, oscilando agora para baixo 0,6%.
Em relação aos votos totais, Lula oscilou 0,9% para cima, em relação à pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro oscilou 0,3% para baixo. Já o número de brancos, nulos e indecisos teve oscilação para baixo de 0,6%.
Assim, não se pode dizer que houve aumento ou queda no índice, pois, esses números ainda estão dentro da margem de erro das eleições. Por isso, segundo o instituto de pesquisa, esses valores são considerados oscilações.
Até agora, a Atlas realizou duas pesquisas eleitorais durante o segundo turno. O primeiro turno das eleições presidenciais aconteceu no dia 2 de outubro, quando Lula e Bolsonaro conseguiram avançar para a sequência da disputa.
Dados da pesquisa eleitoral
Para esta pesquisa das eleições presidenciais, a Atlas informou que ouviu 4.500 eleitores acima de 16 anos em 1.104 cidades brasileiras. Além disso, o levantamento aconteceu entre os dias 16 e 24 de outubro.
Além disso, o grau de confiança desta pesquisa da Atlas é de 95%. Isso significa que, a cada 100 pesquisas que aconteceu, 95% têm o resultado assertivo. Enquanto isso, a pesquisa teve seu devido registro no TSE e custou R$ 65 mil.
Por fim, quem ganhar as eleições vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2023, para um mandato de quatro anos. Caso seja Bolsonaro, será o último mandato, pois, já está no cargo. Porém, se Lula ganhar, poderá concorrer à reeleição durante o pleito de 2026.