São José dos Campos-SP, 29 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53,4% dos votos válidos contra 46,6% de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais. O instituto divulgou a pesquisa no início da noite deste sábado (29) pelo Instituto Atlas.
Neste caso, como a margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual tanto para mais quanto para menos, Lula está em vantagem real sobre Bolsonaro. Os votos válidos não contam os brancos e nulos e nem os indecisos na pesquisa.
Inclusive, após as eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só contabiliza os números de votos válidos para consolidar o resultado final da votação. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.
Eleições presidenciais e os votos totais
Ainda nesta pesquisa, o Instituto Atlas também divulgou os votos totais dos dois candidatos a presidente da República. Neste caso, Lula está com 52,4% das intenções de votos, contra 45,7% de Bolsonaro.
Além disso, a somatória de brancos e nulos juntamente com os indecisos está em 1,9%. Isso porque a Atlas não divulgou separadamente esses dados para esta pesquisa.
Desta maneira, a expectativa é de uma votação novamente equilibrada durante o domingo. A eleição em todas as cidades do país acontece de acordo com o horário de Brasília, das 8h às 17h. Em alguns estados, por conta do fuso horário, o eleitor vai ter que levantar mais cedo da cama para votar.
Nesta pesquisa Atlas, o instituto ouviu 7.500 pessoas de forma online. Esse levantamento aconteceu nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, segundo o instituto, onde apenas eleitores acima dos 16 anos puderam participar.
Ainda segundo o instituto de pesquisa, o grau de confiança deste levantamento é de 95%. Isso significa que entre 100 pesquisas feitas, 95 delas possuem um resultado condizente com a realidade.
Agora, quem ganhar o pleito deste domingo vai assumir o cargo no próximo dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, no Distrito Federal. De acordo com a Constituição Federal, o presidente que se eleger terá quatro anos de mandato e, se tiver ainda no primeiro cargo, poderá tentar reeleição em 2026.
Neste final de semana, também acontecem as eleições para o segundo turno em 12 estados brasileiros. Os demais 15 já escolheram seus governantes ainda no primeiro turno.
Como é o segundo turno
Inicialmente, participam do segundo turno das eleições os dois primeiros colocados no primeiro turno. Contudo, se neste primeiro turno um determinado candidato tiver 50% dos votos mais um, já se elege direto, pois, terá maioria absoluta.
Do mesmo modo, quem tem mais de 50% dos votos válidos no segundo turno das eleições também se elege. Os votos brancos e nulos não são considerados para computar o resultado final do pleito.