Notícias

Eleições: Lula tem 54% das intenções de voto contra 46% de Bolsonaro, diz pesquisa Ipec

São José dos Campos-SP, 29 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% das intenções de votos contra 46% de Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno das eleições para presidente da República. Os dados foram divulgados pelo instituto Ipec na tarde deste sábado (29).

Esses números se referem aos votos válidos, ou seja, sem contar branco, nulos e indecisos. Inclusive, no dia das eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas os votos válidos para o registro final do resultado.

Além disso, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Assim, Lula tem vantagem real sobre Bolsonaro. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Outros números da pesquisa das eleições

Depois, o Ipec também divulgou os números dos votos totais da pesquisa para o segundo turno das eleições presidenciais. Neste caso, o petista tem 54% das intenções de votos, contra 43% do atual presidente.

Enquanto isso, os votos brancos e nulos somam 5% do total. Por sua vez, outros 2% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam ao levantamento.

Segundo o Ipec, a pesquisa ouviu 4.272 pessoas nos dias 27, 28 e 29 de outubro, presencialmente. O grau de confiança do levantamento é de 95%, ou seja, a cada 100 pesquisas divulgadas, 95 possuem o resultado assertivo.

Eleições: Lula tem 54% das intenções de voto contra 46% de Bolsonaro, diz pesquisa Ipec. Foto: Canva
Eleições: Lula tem 54% das intenções de voto contra 46% de Bolsonaro, diz pesquisa Ipec. Foto: Canva

Esse levantamento foi feito sob encomenda da Rede Globo. Além disso, teve o devido registro no TSE, conforme manda a legislação.

Agora, o segundo turno das eleições presidenciais acontecem neste domingo (30), com horário das 8h às 17h, de Brasília. O primeiro turno aconteceu no dia 2 de outubro, ou seja, 28 dias antes do pleito deste final de semana.

Quem vencer as eleições, vai assumir o cargo apenas no próximo dia 1º de janeiro em um mandato de quatro anos. Para aquele que estiver no primeiro mandato, ainda poderá concorrer à reeleição em 2026, segundo o regulamento eleitoral.

Como funciona o segundo turno

Primeiramente, o Brasil tem segundo turno nas eleições desde 1989, quando voltou a ter voto direto após quase 30 anos. Na oportunidade, Fernando Collor de Mello venceu Lula e assumiu o poder até 1992, quando sofreu impeachment, dando lugar ao vice Itamar Franco, que ficou até 1994.

Caso um candidato some 50% dos votos válidos mais um, ganha ainda no primeiro turno, sem precisar do segundo. No entanto, quando não se tem a maioria absoluta nas eleições, acontece o segundo turno.

Neste caso, os dois primeiros colocados se enfrentam e continuam a campanha até a semana da votação. Assim, também quem tiver mais de 50% dos votos válidos ganha as eleições e terá o direito de assumir o cargo. Ainda neste final de semana, haverá eleições para governador em 12 estados brasileiros.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo