São José dos Campos-SP, 23 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O segundo turno das eleições para governador e presidente da República está marcada para o próximo dia 30 de outubro. No entanto, também haverá votação para prefeito em algumas cidades.
Isso porque oito cidades brasileiras tiveram seus prefeitos cassados durante o mandato atual, que começou em 2020. As eleições municipais regulares acontecem apenas em 2024, sempre dois anos antes e dois anos depois das chamadas eleições majoritárias.
Então, três cidades gaúchas: Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul, duas pernambucanas (Joaquim Nabuco e Pesqueira), além de uma catarinense (Canoinhas), uma paulista (Pinhalzinho) e uma rondoniense (Vilhena) vão escolher prefeitos neste próximo final de semana.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os prefeitos eleitos vão cumprir mandato por dois anos, ou seja, até 2024. Agora, o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto dessas eleições.
Em 2022, 12 estados terão segundo turno
Enquanto isso, as eleições de 2022 terão segundo em 12 estados para o cargo de governador. Então, além de votarem no presidente, os eleitores também vão eleger um novo comandante estadual.
Desta maneira, vai ter estado elegendo prefeito, governador e também presidente da república neste final de semana. Aliás, essa é a ordem da votação na urna eletrônica, segundo as informações divulgadas pelo TSE.
Agora, entre os 12 estados que vão ter segundo, cinco são da região Nordeste: Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas e Pernambuco. Na região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão eleger um novo governador.
Enquanto isso, no Sudeste, dois estados vão eleger governador: São Paulo e Espírito Santo. Depois, na região Norte, outros dois estados terão novos governos: Amazonas e Rondônia. Por fim, na região Centro Oeste, apenas o Mato Grosso do Sul vai ter segundo turno.
Por que tem segundo turno nas eleições?
Atualmente, o segundo turno faz parte da legislação eleitoral brasileira desde 1989, na primeira eleição presidencial após a redemocratização do país. No entanto, o segundo turno só acontece quando o primeiro colocado não soma mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
Então, os dois primeiros vão para o segundo turno, onde também são considerados os votos válidos para o resultado final. Neste sentido, o TSE não considera os votos brancos e nulos para o resultado final.
Por fim, quem vencer as eleições deste ano, assume o cargo no próximo dia 1º de janeiro de 2023. E isso vale para o cargo de governador, presidente e prefeito dessas oito cidades. Mas, no caso de governador e presidente, os eleitos ficam no cargo até o final de 2026, quando haverá um novo pleito. Agora, as próximas eleições serão em 2024, para prefeitos e vereadores em todas as cidades brasileiras.