Notícias

Eleições: Raquel Lyra tem 51% contra 43% das intenções de voto em Pernambuco, diz Ipec

São José dos Campos-SP, 25 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Raquel Lyra (PSDB) tem 51% das intenções de votos contra 43% de Marília Arraes (SD) para o segundo turno das eleições a governador do estado de Pernambuco. Assim, os dados foram divulgados pelo instituto Ipec nesta terça-feira (25).

Além disso, outros 3% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam em quem vão voltar nas eleições em Pernambuco. Outros 3% disseram que vão votar em branco ou nulo.

As eleições para governador em Pernambuco acontecem neste domingo (30), das 8h às 17h, no horário de Brasília, assim como no restante do país. Também haverá a eleições para presidente da República e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos válidos nas eleições em Pernambuco

Agora, segundo os dados divulgados pelo Ipec no estado de Pernambuco, Raquel Lyra teria 54% dos votos válidos, contra 46% de Marília Arraes. Neste caso, o voto válido nas eleições exclui os votos brancos e nulos.

Então, na prática, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) utiliza apenas os votos válidos para considerar o resultado final das eleições. Isso é que o que diz a legislação específica para o assunto.

O primeiro turno das eleições para governador aconteceram no último dia 2 de outubro. Ou seja, o segundo turno acontece 27 dias depois.

Eleições: Raquel Lyra tem 51% contra 43% das intenções de voto em Pernambuco, diz Ipec.Foto: Canva
Eleições: Raquel Lyra tem 51% contra 43% das intenções de voto em Pernambuco, diz Ipec. Foto: Canva

Segundo o Ipec, a margem de erro na pesquisa de Pernambuco está casa de dois pontos percentuais tanto para mais quanto para menos. Ou seja, Raquel Lyra lidera acima dessa margem. E também a pesquisa tem 95% de confiabilidade. Assim, a cada 100 levantamentos que se faz, 95 são com resultados corretos.

Outro dado é que a pesquisa em Pernambuco aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, onde o Ipec ouviu 2.000 eleitores acima dos 16 anos, aptos para votar. No total, foram 75 cidades que participaram do levantamento, que também foi devidamente registrado no TSE.

Variação na pesquisa

Em relação ao levantamento feito pelo instituto de pesquisas no último dia 11 de outubro, Raquel Lyra oscilou 1%, passando de 50% para 51%. Enquanto isso, Marília Arraes também oscilou 1%, indo de 42% para 43%, segundo os dados divulgados.

Em compensação, o número de brancos e nulos sem manteve estabilizado em 3%. Já o número de eleitores que não sabem ou não responderam oscilou 1%, caindo de 4% para 3%. Em todos esses casos, as variações foram ainda dentro da margem de erros da pesquisa para as eleições em Pernambuco.

Por fim, o segundo turno das eleições acontece quando nenhum candidato atinge a maior dos votos válidos no primeiro turno. Então, o resultado só se define no turno inicial quando alguém atinge a marca de ao menos 50% dos votos válidos mais um. Caso contrário, os dois primeiros fazem esse chamado segundo turno.

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo