Notícias

Eleições: rejeição a Bolsonaro é de 50%, enquanto Lula tem 45%, diz Datafolha

São José dos Campos-SP, 27 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) chega a 50%, enquanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fica em 45%. Isso segundo os dados divulgados pelo Instituto Datafolha nesta quinta-feira (27), dentro da pesquisa para o segundo turno das eleições presidenciais.

Desta maneira, esses 50% disseram que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, que concorre ao segundo mandato nas eleições. Enquanto isso, esses outros 45% disseram que não votariam de jeito nenhum em Lula. Assim, o índice de rejeição também serve para tentar avaliar o potencial de cada um dos postulantes ao cargo.

Enquanto isso, outros 7% disseram que talvez votem no candidato petista nas eleições, enquanto outros 7% disseram que talvez votem em Bolsonaro. Enquanto isso, 1% não sabe se votaria em Lula e também 1% não sabe se votaria em Bolsonaro. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Números da pesquisa para as eleições

Segundo o Datafolha, a margem de erros nesta pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Enquanto isso, outros 47% disseram que vão votar com certeza em Luiz Inácio Lula da Silva. Por sua vez, outros 42% disseram que vão votar com certeza em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições.

Para chegar a esses números, o Datafolha ouviu 4.580 pessoas, todas maiores de 16 anos, ou seja, com idade para votar no final de semana. Entre os dias 25 e 27 de outubro, atuou em 252 cidades espalhadas pelos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

Ainda de acordo com o Datafolha, que registrou a pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o grau de confiança da pesquisa é de 95%. Assim, a cada 100 pesquisas feitas, 95 tiveram o resultado assertivo.

Eleições: rejeição a Bolsonaro é de 50%, enquanto Lula tem 45%, diz Datafolha. Foto: Canva
Eleições: rejeição a Bolsonaro é de 50%, enquanto Lula tem 45%, diz Datafolha. Foto: Canva

Comparativo

Agora, fazendo uma comparação com a pesquisa anterior sobre as eleições, há uma semana, Bolsonaro manteve os 50% de índice de rejeição. Enquanto isso, Lula oscilou um ponto para baixo, pois, antes a rejeição era de 56%.

Agora, quanto ao índice de aprovação, Bolsonaro oscilou 1% para baixo, já que antes tinha 43%. Enquanto isso, Lula não teve mudança e também estava com 47% de pessoas favoráveis na pesquisa anterior.

Agora, os dois candidatos vão para o segundo turno no próximo domingo, dia 30, com a votação acontecendo entre 8h e 17h. Além disso, o segundo turno das eleições acontece 28 dias depois do primeiro turno, quando os dois candidatos foram definidos para esta segunda fase das eleições presidenciais.

Por fim, quem ganhar as eleições vai assumir o cargo já no dia 1º de janeiro de 2023, com um mandato de quatro anos, de acordo com a Constituição. Além disso, quem estiver no primeiro mandato, poderá ainda concorrer à reeleição no pleito de 2026, já que é permitido concorrer duas vezes seguidas.

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo