Notícias

Eleições: Tarcísio de Freitas tem 46% e Haddad tem 43% em SP, diz Ipec; empate técnico entre eles

São José dos Campos-SP, 25 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 46% das intenções de votos do segundo turno das eleições para governador de São Paulo, contra 43% de Fernando Haddad (PT). Os dados são da pesquisa Ipec divulgada no final da tarde desta terça-feira (25).

Além disso, aqueles que pretendem anular ou votar em branco nas eleições estão em 7%, enquanto outros 4% não sabem ou não responderam. O segundo turno em São Paulo acontece no próximo domingo, dia 30, junto com as eleições presidenciais.

Segundo o Ipec, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, pois, a margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. E o índice de confiança é de 95%, ou seja, a cada 100 pesquisas, 95 possuem o resultado assertivo. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos válidos nas eleições

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem nulos e brancos, também há empate técnico. Neste caso, Tarcísio está com 52%, contra 48% de Haddad, segundo os dados do Ipec sobre as eleições.

Outro dado que o instituto de pesquisa divulgou foi sobre o índice de rejeição. Assim, 43% não votariam de jeito nenhum em Fernando Haddad, enquanto outros 31% não votariam em Tarcísio de Freitas.

Eleições: Tarcísio de Freitas tem 46% e Haddad tem 43% em SP, diz Ipec; empate técnico entre eles. Foto: Canva
Eleições: Tarcísio de Freitas tem 46% e Haddad tem 43% em SP, diz Ipec; empate técnico entre eles. Foto: Canva

A pesquisa do Ipec em São Paulo ouviu, no total, 2.000 pessoas acima de 16 anos em 83 cidades paulistas. Então, o levantamento aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, com registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Inclusive, para efeito dos dados finais das eleições, o TSE considera apenas os votos válidos. Por isso, existem esses dois resultados da pesquisa para as eleições.

Outros números

Segundo o Ipec, 87% dos eleitores disseram que os votos são definitivos. Enquanto isso, outros 13% ainda disseram que poderão mudar de opinião até o dia das eleições no final de semana, o que pode até mudar o resultado final.

Comparando com a pesquisa anterior, feita no dia 11 de outubro, Tarcísio de Freitas manteve os mesmos 46% da pesquisa estimulada. Enquanto isso, Fernando Haddad oscilou dois pontos para cima, indo de 41% para 43%.

Além disso, em relação aos votos brancos e nulos, ouve oscilação de 2%, dentro da margem de erro. Antes, eram 9% e agora caíram para 7%. Já os indecisos mantiveram os mesmos 4% da pesquisa anterior do Ipec.

Em relação aos votos válidos, Tarcísio oscilou 1%, caindo de 53% para 52% na pesquisa para as eleições. Já Haddad oscilou também um 1%, mas subindo de 47% para 48%, ambos dentro da margem de erros.

Por fim, quanto à expectativa de vitória nas eleições, independentemente de quem irá votar, 56% consideram que Tarcísio de Freitas será eleito. Por sua vez, 29% acreditam na vitória de Fernando Haddad e outros 14% não sabem ou não responderam.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
.