Agro

O segredo das laranjas caseiras: descubra como cultivar sua própria laranjeira e saborear frutas deliciosas diretamente do seu jardim

Veja como é mais fácil do que parece ter um pé dessa fruta no seu quintal

Belo Horizonte, 14 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A laranjeira é uma árvore frutífera de porte médio que oscila entre três e cinco metros de altura, embora possa atingir alturas consideráveis. Tem copa arredondada e ramos regulares, cujas flores se chamam flor de laranjeira e seu fruto é laranja.

O melhor clima para a plantação da laranjeira é na zona temperada e úmida, devendo haver a rega constante e abundante. Ao contrário do que muitos imaginam, não é difícil plantar e cuidar do próprio pé de laranja. É plenamente possível ter laranjas orgânicas e deliciosas colhidas do seu quintal com as dicas que daremos a seguir. Então, fique atento.

Benefícios de chupar laranja todos os dias

O Diário SP sabe da importância de se manter a boa saúde. Por isso, separamos alguns dos benefícios mais populares de se chupar ao menos uma laranja todos os dias:

  • Fonte de vitamina C – A laranja é rica em vitamina C, fortalecedora do sistema imunológico. Ela ajuda a absorver o ferro, tendo propriedades antioxidantes;
  • Melhora a saúde cardiovascular – A fruta contém flavonoides, auxiliadores na redução do risco de se ter doenças cardíacas. Além disso, contém fibras que ajudam a reduzir o colesterol;
  • Hidratação – A laranja tem alto teor de água, o que ajuda a hidratar o corpo;
  • Fonte de antioxidantes – Essas frutas contêm antioxidantes. Eles combatem radicais livres, contribuindo para reduzir a oxidação no organismo;
  • Auxilia na digestão – As fibras ajudam na digestão e contribuem com a prevenção da constipação.

Como plantar e cuidar da sua própria laranjeira

Para cuidar da sua laranjeira você precisará seguir os passos abaixo:

Escolha o local

Em primeiro lugar, deve-se notar que as laranjeiras requerem climas úmidos e temperados, como citamos. Assim, elas não toleram bem as baixas temperaturas, muito menos as geadas.

Na hora de plantar um pé de laranja, será fundamental escolher bem o local onde ela ficará. Isso porque ela deve receber sol o máximo de horas possível. Da mesma forma, será necessário protegê-lo do vento.

Lembrando que a melhor época para plantar será na primavera, em setembro, com clima ameno. Assim, as condições climáticas não serão adversas e prejudicarão a laranjeira.

O plantio

O segredo das laranjas caseiras: descubra como cultivar sua própria laranjeira e saborear frutas deliciosas diretamente do seu jardim
O segredo das laranjas caseiras: descubra como cultivar sua própria laranjeira e saborear frutas deliciosas diretamente do seu jardim – Canva

Para plantar uma laranjeira, podemos fazê-lo por meio de sementes, por transplante de uma estaca ou por alporquia, ou seja, partindo de uma raiz. Em lojas especializadas e centros de jardinagem será possível encontrar laranjeiras em vasos. Dessa forma, basta transplantar diretamente para o seu pomar ou jardim.

O solo

O solo para o plantio do seu pé de laranja deve reter bem a umidade. Então, recomenda-se que o solo tenha um pH entre 5 e 8. Da mesma forma, o solo deve ser fertilizado com frequência. Você poderá encontrar fertilizantes específicos para citros que serão ideais para sua laranjeira.

Rega

As laranjeiras devem ser regadas abundantemente, embora sempre com cuidado para não inundá-las demais. Assim, evitará que as raízes apodreçam e a árvore morra. Igualmente, esta árvore frutífera requer umidade tanto no ambiente quanto no solo, por isso devemos cuidar para que nunca esteja muito seco.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo