São José dos Campos-SP, 27 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Jerônimo Rodrigues (PT) tem 53% dos votos válidos para o segundo turno das eleições a governador da Bahia, contra 47% de ACM Neto (União Brasil). Os dados são da pesquisa que Real Time Big Data fez sob encomenda da TV Record e divulgou nesta quinta-feira (27).
Desta maneira, os votos válidos são aqueles onde se excluem os nulos e brancos. Além disso, é desta maneira que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera os números para definir os resultados das eleições em todos os lugares.
No entanto, segundo a Real Time Big Data, a margem de erros da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Logo, Jerônimo e ACM Neto estão tecnicamente empatados na disputa. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.
Eleições na Bahia e os votos totais
Agora, considerando as intenções de votos totais para o segundo turno do cargo de governador da Bahia, o petista tem 50%, contra 45% de seu adversário ACM Neto. Além disso, outros 2% disseram que vão voltar em branco ou anular no segundo turno, enquanto outros 3% não sabem ou não responderam.
Segundo a Real Time Big Data, a pesquisa ouviu 2.000 pessoas aptas a votar, ou seja, acima dos 16 anos durante dois dias, 24 e 25 de outubro. Além disso, o grau de confiabilidade do levantamento é de 95%.
Isso significa que, a cada 100 pesquisas, 95 saem com o resultado correto. E essa pesquisa também teve o devido registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O segundo turno das eleições na Bahia acontece neste próximo domingo, dia 30 de outubro, das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Além dos baianos, os eleitores de outros 11 estados brasileiros também vão escolher os seus governadores.
Inclusive, também acontece no mesmo dia o segundo turno das eleições presidenciais, onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão na disputa. Quem ganhar o pleito, assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2023, com mandato de quatro anos.
Além disso, neste final de semana também haverá eleição em oito cidades, que vão escolher seus prefeitos por dois anos, até 2024. Isso porque, nestes lugares, os prefeitos e os vices tiveram seus mandatos cassados.
Como é o segundo turno
Para que haja segundo turno, nenhum candidato pode ter a maioria dos votos válidos no primeiro turno. Então, se alguém tiver 50% dos votos válidos mais um, já se elege ainda no primeiro turno. Caso contrário, é necessário que os dois primeiros colocados façam uma nova disputa.
Desta vez, também quem tiver a maioria dos votos válidos nas eleições é considerado eleito para o cargo. No caso desta pesquisa, é o cargo para governador da Bahia.