São José dos Campos-SP, quinta-feira, 9 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A realidade virtual é uma tecnologia que surgiu há poucos anos no mundo e, até agora, é pouco conhecida de muita gente. Além disso, entre os que conhecem, muitos colocam em xeque se ela não vai substituir ainda mais o trabalho humano e deixar as pessoas mais robotizadas.
No entanto, o fato é que a realidade virtual também tem algumas características e vantagens que podemos colocar em prática. Assim, para quem ainda tem dúvida sobre a realidade virtual, neste post vamos falar um pouco sobre o lado positivo desta nova tecnologia.
Quais os objetivos da realidade virtual?
Primeiramente, precisamos ter a noção de quais são os objetivos dessa nova tecnologia e entender para o que realmente serve. Por exemplo, ela surgiu basicamente para projetar em um ambiente digital, em tempo real, alguns elementos do mundo físico.
Assim, se trata do metaverso, que vem crescendo e despertando muita curiosidade. Desta maneira, também é a hora de saber tirar proveito da tecnologia a favor da humanidade, sem prejuízo.
Por exemplo, é possível ficar imerso em um ambiente virtual, que parece real, mas sem correr nenhum tipo de perigo. Inclusive, isso já é algo que se usa no mundo do vídeo game e não chega a ser tão novidade.
Para isso, basta usar os óculos específicos, que ajudam a compreender melhor o ambiente. Então, é uma oportunidade deter uma diversão mais real naquele espaço.
Aliás, em alguns casos, se usa a realidade virtual também na educação e é algo que já vem ganhando espaço. Desta maneira, segundo muitos especialistas na área, essa tecnologia melhora o aprendizado e até mesmo a capacidade cognitiva da criança.
Isso tudo por conta da grande semelhança com os ambientes reais que vivemos no dia a dia. Assim, a realidade virtual vem chegando em diversos setores da sociedade.
Qual é a importância dela?
Por exemplo, o sistema pode até mesmo ajudar a salvar vidas. Afinal de contas, essa tecnologia já chegou à medicina e é uma oportunidade simular muitos tratamentos e atendimentos.
No entanto, como mostra uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, no dia 8 de julho de 2022 e assinada pela jornalista Catarina Ferreira, isso não substitui o contato humano.
Inclusive, nesta reportagem, se aborda a questão do modelo em 3D de um corpo humano, o que é uma boa simulação de aulas de anatomia. Então, se torna protagonista também no campo da saúde.
Por fim, o blogue Diariosp segue acompanhando de perto todas as novidades do mundo da tecnologia. Inclusive, da realidade virtual, que cada vez mais está presente na sociedade mundial.