Agro

Além dos mosquitos: descubra outros usos incríveis da citronela em sua casa

Veja como essa planta aromática tem muitos usos além de espantar insetos

Belo Horizonte, 18 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Você tem citronela em casa? Perfeito! Bem, além de ter uma bela planta com um aroma muito peculiar, você tem um aliado perfeito para melhorar sua saúde, seu cabelo e sua pele. Sabia? A espécie é bastante conhecida por suas propriedades repelentes de mosquitos e, de fato, é um dos principais ingredientes de loções ou cremes anti-insetos que podemos comprar nas farmácias.

Mas, além disso, a citronela pode ser usada de várias maneiras, pois contém propriedades analgésicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, etc. Por isso, mostraremos todos os usos caseiros da planta para que você aproveite ao máximo seus benefícios.

Quais são os usos da citronela?

Ficou curioso para saber quais as aplicações mais populares da espécie aromática? O Diário SP elencou algumas vantagens de seu uso que você certamente vai gostar de saber:

Citronela como repelente de mosquitos

Um dos usos mais conhecidos e populares é repelir mosquitos. Como já citamos, muitos produtos farmacológicos destinados a afastar esses insetos contêm extrato de citronela. A razão é que o aroma produzido por esta planta dá nojo aos mosquitos e, portanto, se borrifar a pele com ele, é possível evitar as picadas.

Os componentes que atuam como repelentes são citronelol, nerol ou circeno, e não só afastam os mosquitos, mas também muitos insetos como baratas, aranhas, etc. Por isso, é aconselhável ter uma planta aromática em casa para afastar as pragas e poder viver em um ambiente mais higiênico e seguro.

Usos medicinais

Mas, além desse conhecido benefício, você também pode aproveitar as propriedades da citronela para fins relacionados à saúde e ao bem-estar. A seguir vamos descobrir como esta planta pode te ajudar em alguns processos internos que melhoram o estado de saúde:

Desintoxica o corpo

É um diurético natural. Por isso, uma boa ideia é incorporá-lo à sua dieta e, assim, aproveitar esse efeito de limpeza que ajudará a reduzir as substâncias tóxicas no corpo. Também atua como antioxidante, por isso é ideal para incorporar na dieta e, assim, desfrutar de um menu saudável.

A forma de incluir a citronela na cozinha é muito simples: nas saladas, ela atua como um delicioso ingrediente que lhe confere um toque cítrico muito refrescante. Se não te convencer muito, você pode fazer uma infusão e preparar um chá com 1 ou 2 folhas para beber durante o dia.

Eliminar fungos

Outro dos usos domésticos da citronela é erradicar os fungos que podem estar no corpo ou nas unhas. A razão é que esta planta possui propriedades antifúngicas ideais para eliminar o problema e, assim, recuperar a saúde de forma natural.

Alivia cólicas

A espécie contém propriedades antiespasmódicas que nos ajudarão a tratar doenças como cãibras musculares ou desconforto nos músculos e/ou articulações. Para isso, basta aplicar um pouco de óleo na área a ser tratada com uma massagem suave que permite que suas propriedades penetrem em nossa pele.

Reduz inflamações

Seja porque você levou uma pancada, sofreu uma lesão ou sofre de algum problema como artrite, gota, etc., a planta pode ser um grande aliado natural para ajudar a combater o inchaço. A razão é que é um anti-inflamatório natural que reduz a inflamação e ajuda você a se sentir melhor. Para isso, basta aplicar um pouco de óleo na área a ser tratada e deixar agir durante a noite.

Melhora a digestão

A citronela também pode ser usada como aliada para melhorar os processos digestivos, reduzindo a indigestão, prisão de ventre, inchaço do estômago e qualquer doença intestinal. No caso de sofrer de azia ou gastrite, esta planta também pode nos ajudar a reduzir os sintomas, pois melhora as funções intestinais e elimina os parasitas. Para aproveitar esses usos, é melhor preparar uma infusão com esta planta e tomá-la 1 ou 2 vezes ao dia.

Usos cosméticos da citronela

No campo da saúde da pele e do cabelo, a citronela também pode nos ajudar graças às propriedades que esta planta contém e que podem ser extrapoladas para uso tópico. A seguir, diferenciaremos seus usos, dependendo se o aplicamos na pele ou no cabelo, para que seja mais fácil entender como funciona.

Além dos mosquitos: descubra outros usos incríveis da citronela em sua casa
Além dos mosquitos: descubra outros usos incríveis da citronela em sua casa – Canva

Citronela na pele

Já comentamos anteriormente que é um ingrediente que contribui para desintoxicar o organismo e isso influencia diretamente em nossa pele. Assim, tendo um corpo mais saudável também desfrutamos de uma pele mais saudável, limpa e luminosa.

Mas, também, se espalharmos um pouco de óleo essencial de citronela no rosto 2 ou 3 vezes por semana e deixarmos agir durante a noite, poderemos aplicar esses benefícios diretamente na derme e obter uma melhor aparência. Além disso, graças às suas propriedades antibacterianas, esta planta também é perfeita para combater manchas na pele, como acne, espinhas ou cravos. Ele também atua como um refrescante natural que traz frescor ao nosso rosto.

No cabelo

Graças ao seu poder desintoxicante, a citronela também pode nos ajudar a limpar profundamente o couro cabeludo. Dessa forma, melhora a aparência do nosso cabelo. Mas também é usado para prevenir o cabelo oleoso, pois regula a produção de sebo, deixando o cabelo mais limpo, oleoso e brilhante.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo