Notícias

PSVR 2 x PSVR: confira a diferença entre os dois dispositivos de realidade virtual da Sony

São José dos Campos-SP, 9 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A Sony lançou, em fevereiro, o PSVR 2, um dispositivo de realidade virtual para alguns jogos do Playstation 5. Assim, vai melhorar muito a capacidade desses títulos, embora a compatibilidade seja com apenas alguns jogos.

No entanto, a Sony ainda tem e vende o PSVR, o seu primeiro dispositivo de realidade virtual. Embora não seja tão moderno quanto o PSVR 2, ele é totalmente útil para quem tem o Playstation 4.

Inclusive, essa versão mais ‘antiga’, lançada em 2016, continua sendo um sucesso. Tanto é que, em três anos, vendeu mais de 5 milhões de unidades, de acordo com os dados divulgados pela própria Sony.

Quais as diferenças entre o PSVR 2 e o PSVR?

PSVR 2 x PSVR: confira a diferença entre os dois dispositivos de realidade virtual da Sony. Foto: Pixabay
PSVR 2 x PSVR: confira a diferença entre os dois dispositivos de realidade virtual da Sony. Foto: Pixabay

Agora, o que todo mundo fica curioso para saber é o que, de fato, tem de diferente entre os dois equipamentos de realidade virtual. Primeiramente, que a versão antiga só é compatível com o PS4, enquanto a versão atual é compatível com o PS5.

Além disso, a resolução é um grande diferencial. Isso porque o PS VR2 tem uma resolução de 2000 x 2040 pixels por olho. Enquanto isso, a resolução do modelo antigo é de 960 x 1080 pixels por olho.

Na prática, isso significa que o PSVR 2 oferece uma imagem mais nítida e detalhada. Ainda assim, a primeira versão também tem uma qualidade das melhores para se jogar em realidade virtual.

Outra questão importante é a taxa de atualização. Desta maneira, o PSVR 2 tem uma taxa de atualização de 120 Hz, em comparação com a taxa de 60 Hz do PSVR.

Isso significa que o PSVR 2 é capaz de exibir imagens mais suaves e com menos tremores. Então, a qualidade do jogo também fica melhor para quem vai curtir o videogame.

Depois, também tem a câmera de rastreamento. No caso do PSVR 2, o dispositivo usa uma nova câmera, projetada para melhorar a precisão e a estabilidade do rastreamento dos movimentos da cabeça.

Outros diferenciais

Agora, o modelo novo usa um único cabo de conexão, em comparação com os vários cabos do anterior. Isso torna a configuração do dispositivo mais simples e menos confusa para os jogadores.

Além disso, os controles do PSVR 2 estão compatíveis com os novos controles de movimento PlayStation Move. Até porque foram atualizados para serem mais precisos e responsivos do que os controles do PSVR original.

Uma reportagem do portal de notícias Uol, publicada no dia 5 de janeiro de 2023, pelo jornalista Alan Uemura, destaca algo importante. Afinal de contas, os jogos terão atualização gratuita para receber o novo dispositivo.

PSVR 2 x PSVR: confira a diferença entre os dois dispositivos de realidade virtual da Sony
PSVR 2 x PSVR: confira a diferença entre os dois dispositivos de realidade virtual da Sony

Por fim, com relação ao design, o PSVR 2 tem um acabamento atualizado, com uma faixa para a cabeça mais confortável e um visor mais compacto e leve. E o Diáriosp vem acompanhando de perto os lançamentos no mundo dos games e da realidade virtual.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo