Agro

Borra de café: tudo o que você precisa saber como reutilizar essa produto

São José dos Campos-SP, sexta-feira, 28 de abril de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A borra de café é um item dos mais importantes em casa, mas muita gente nem faz ideia. Afinal de contas, muitos jogam fora, como se fosse lixo.

Contudo, a borra de café pode ter muitas utilidades e, assim não precisa descartar algo que poderá ter mais serventia. Assim, neste post, vamos falar um pouco mais sobre as qualidades da borra de café.

Borra de café como fertilizantes

Borra de café: tudo o que você precisa saber como reutilizar essa produto. Foto: Pixabay
Borra de café: tudo o que você precisa saber como reutilizar essa produto. Foto: Pixabay

Primeiramente, para quem tem plantas em casa, a Borra de Café é um item dos mais interessantes. Afinal de contas, poderá servir como fertilizante para elas, fortalecendo as raízes e melhorando até a aparência delas.

Neste caso, devemos misturar junto com a terra ou dentro do vaso. Assim, com os diversos nutrientes, como o nitrogênio, fósforo e potássio, tudo o que vai fazer bem para a planta.

Logo, ao invés de jogar na lata de lixo, vamos ajudar a manter nossas plantas firmes. E ainda vamos economizar dinheiro, evitando comprar os fertilizantes prontos, nas lojas especializadas.

Depois, se misturarmos com óleo de coco e azeite, podemos transformar a borra de café em um interessante esfoliante de pele. No entanto, neste caso, sempre devemos antes consultar um dermatologista ou algum profissional especializado em pele, para evitar qualquer tipo de problema.

Inclusive, uma reportagem do portal de notícias Uol, publicada dia 9 de novembro de 2021, mostra algumas dicas de como utilizar a borra de café em casa.

Repelentes em casa

Outra grande utilidade da borra de café é como repelente para insetos, dos mais diversos. Isso porque eles não gostam do cheiro do café e isso pode ajudar a afastar esses seres indesejados.

Neste caso, vale colocar em um prato, mesmo pequeno, e deixar em alguns lugares estratégico, como portas do quintal e ralos. Contudo, se tiver pets em casa, devemos deixar em um lugar mais alto para evitar acidentes.

Por outro lado, o blogue DiarioSP, o seu preferido da internet, lembra que o cheiro da borra de café, se faz mal para os insetos, pode agradar as pessoas. Portanto, também pode ser uma aliada no ambiente.

Borra de café: tudo o que você precisa saber como reutilizar essa produto
Borra de café: tudo o que você precisa saber como reutilizar essa produto

Desta maneira, um saco plástico ou uma meia podem ser o suporte necessário para a borra de café. Então, vamos colocar especialmente em lugares onde o cheiro não é muito bom, pois, vai ajudar a aliviar.

Normalmente, podemos usar na cozinha, mas o banheiro também é um dos ambientes indicados. Assim ao menos por alguns dias, poderá ter bastante utilidade.

Por fim, também podemos colocar a borra de café em uma gaveta, onde é possível garantir um odor diferenciado. E o produto, como já dito anteriormente, vai deixar de ir para o lixo e vai ganhar uma destinação das mais interessantes.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
.