Belo Horizonte, 16 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O ar que respiramos é alterado por diversos fatores que pioram sua qualidade. Não se trata apenas de produtos que exalam mau cheiro no ambiente, mas sim, de substâncias tóxicas que respiramos. Mas, desde 1984 existe um relatório que fala da importância das plantas como purificadoras naturais.
A poluição é um problema real com impacto crescente e pode ser observada principalmente em áreas onde há grande concentração urbana, como as cidades. De fato, é fácil apreciar a mudança quando nos encontramos em ambientes longe das grandes cidades. Então, por que não usar as plantas como purificadoras naturais para se livrar das substâncias tóxicas?
Como poluímos nossas casas?
Curiosamente, o ar dentro de nossas casas é parcialmente poluído. Não só porque vem de fora – que já contém substâncias tóxicas – mas porque diferentes elementos aumentam a presença de compostos nocivos.
- Combustão – A principal fonte de poluição dentro de edifícios em todo o mundo é a queima de gases e as partículas derivadas desse processo. Esses poluentes são, principalmente, monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio;
- Compostos orgânicos voláteis – Eles consistem em compostos químicos e orgânicos que emitem vapores poluentes. Eles poluem o meio ambiente e são prejudiciais à nossa saúde. Eles são expelidos por tinta, cola e outros produtos. Dentre os diversos compostos perigosos, vale destacar o formaldeído, presente principalmente em tintas e vernizes;
- Mofo e fungos – Sua proliferação aumenta quando a umidade ultrapassa 60%. Portanto, para evitar seu crescimento, os espaços devem ser mantidos secos e medidas de higiene adequadas devem ser adotadas. A convivência com esses microrganismos pode causar congestão nasal, irritação da pele e respiração ofegante;
- Poeira e fezes – É comum algumas edificações esconderem animais como insetos, ratos e ácaros que produzem fezes alergênicas em sua estrutura. Por isso, mais uma vez é importante adotar as medidas higiênicas necessárias;
- Pesticidas – O uso de pesticidas para controlar surtos tem um efeito mais deletério do que o próprio surto. A exposição a estes pode causar dores de cabeça e aumentar o risco de câncer.
Quais são as principais plantas purificadoras naturais?
O Diário SP destaca as seguintes espécies que você pode colocar na sua casa:
Palmeira areca
É uma planta purificadora do ar pertencente à família das palmeiras. É nativa de Madagascar e pode crescer tanto em ambientes internos quanto externos, embora exija espaços claros. Também é conhecida como palmeira amarela devido à característica coloração verde-amarelada dos pecíolos, órgão que une a folha ao galho que a sustenta. É uma das melhores plantas purificadoras do ar que elimina principalmente benzeno, formaldeído e monóxido de carbono.
Ficus robusta
É uma espécie da família Moraceae que vive melhor em ambientes fechados, ou em áreas externas com clima ameno. Necessita de muito sol e inclusive é recomendado que receba luz solar direta moderada. Suporta altas temperaturas e pode suportar temperaturas relativamente baixas, tornando-o muito resistente. Ter esta planta purificadora em casa ajudará a reduzir o formaldeído.
Pothos
Planta nativa das Ilhas Salomão e pertencente à família Araceae. Resiste melhor em espaços interiores claros e devemos esperar que a camada superior do solo seque antes de regá-la novamente. É uma espécie trepadeira, pelo que é útil dar-lhe algum apoio para que possa crescer dando-lhe forma. É fácil de cultivar e cresce através de caules que atingem grandes dimensões. Ter esta planta para purificar o ar reduzirá a quantidade de poluentes no meio ambiente.
Raphis
A raphis excelsa é uma planta para filtrar e limpar o ar de origem chinesa. Tem um crescimento inicial lento, que aumenta com a idade. A palmeira de bambu ou planta chinesa é fácil de cuidar e não precisa de muita luz. Tem diferentes variedades que podem diferir em suas dimensões. Podemos optar por plantá-la tanto no interior como no exterior, embora não deva ser exposta a temperaturas inferiores a 0 graus. Decorar nossa casa com esta palmeira permitirá filtrar o ar, reduzindo os níveis de formaldeído, xileno e amônia.