Belo Horizonte, 19 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – As samambaias, como todos sabem, são plantas bastante populares, com rápido crescimento e muito bonitas. São ideais para decoração de interiores e exteriores.
Ademais, se mostram resistentes às condições de tempo e cuidados. Contudo, mesmo assim, agradecem com folhagens vistosas e lindas, de um verde incomparável. Se você sonha em ter samambaias em casa, abaixo, te mostraremos como cultivá-las.
Como cultivar samambaias
Não existe nenhuma espécie de planta que se mantenha saudável e vistosa sem os devidos cuidados, por mais que não seja exigente. Por isso, o Diário SP indicará direitinho como fazer para que sua samambaia viva bem e se multiplique.
Compra da raiz
Primeiramente, para cultivar a espécie, você deve adquirir a raiz, de preferência em lojas especializadas na jardinagem. Quando escolher sua raiz, certifique-se de que ela está livre das possíveis doenças.
Suporte das samambaias
As samambaias crescem bastante, como se sabe. Não é à toa que são utilizadas em decorações como pendente. Por isso, é aconselhável que seu suporte seja bem resistente. Além disso, ele será apenas a base do plantio. Assim, com o tempo, a planta crescerá e se tornará cada vez mais e mais pesada. Portanto, compre a base de qualidade e que deixe a samambaia respirar.
Substrato
Se for usar sementes, ou mesmo com a raiz, lembre-se de ter um substrato fortificado. É importante que tenha a mistura de areia, urze e com a consistência média. Então, não se preocupe com adubos, já que, no máximo, será colocado cal.
Plantação
O buraco deve ser duas vezes maior em profundidade e largura do que a planta. Assim que plantado, vá apertando o solo para depois regar.
Rega
A rega das samambaias precisa ser regular, pois a espécie precisa de umidade sempre. Mas, não confunda com encharcamento nem com água parada. Então, regue, aguarde secar e faça a próxima rega.
Luz
As samambaias precisam de meia sombra, uma vez que luz solar direta amarela suas folhagens e as faz morrer. Portanto, siga essa e todas as dicas para que a planta seja saudável sempre.