Notícias

Tarcísio tem 49% contra 40% de Haddad em São Paulo, diz Datafolha; confira outros números

São José dos Campos-SP, 20 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Pesquisa divulgada pelo Datafolha na noite desta quinta-feira (19) mostra que o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a corrida de intenções de votos para o governo de São Paulo. Assim, ele tem 49% contra 40% de Fernando Haddad, do PT.

Ainda segundo a pesquisa Datafolha, outros 3% disseram que estão indecisos e outros 8% vão votar em branco, nulo ou não quiseram responder. Segundo o instituto, a margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. E o grau de confiança é de 95%.

De acordo com o Instituto Datafolha, a pesquisa aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, em 74 cidades paulistas, onde ouviu 1.806 pessoas. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Tarcísio oscila 1%, diz Datafolha

Em relação à pesquisa realizada anteriormente, no dia 7 de outubro, Tarcísio de Freitas oscilou 1% para baixo, pois, tinha 50% no levantamento anterior do Datafolha. Contudo, Fernando Haddad mantém os mesmos 40% da checagem anterior feito pelo instituto.

Entretanto, considerando apenas os votos válidos, aqueles considerados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para o resultado final, Tarcísio tem 55% contra 45% de Haddad. Neste caso, o número é exatamente o mesmo da pesquisa anterior do Datafolha.

Agora, o segundo turno das eleições para governador de São Paulo acontece no próximo dia 30 de outubro. Pela primeira vez em 24 anos, o PSDB vai ficar de fora do Palácio dos Bandeirantes, já que Rodrigo Garcia caiu ainda no primeiro turno, em terceiro lugar.

Tarcísio tem 49% contra 40% de Haddad em São Paulo, diz Datafolha; confira outros números. Foto: Canva
Tarcísio tem 49% contra 40% de Haddad em São Paulo, diz Datafolha; confira outros números. Foto: Canva

Outros dados da pesquisa

Segundo o Datafolha, pela margem de erros, Tarcísio está de fato à frente de Haddad, ou seja, o petista teria que tentar uma reviravolta nos últimos dez dias de campanha para se eleger. Ele já foi prefeito de São Paulo por quatro anos, entre 2012 e 2016.

Atualmente, Haddad tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por sua vez, Tarcísio de Freitas tem o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Aliás, ambos também estão no segundo turno na corrida pelo Palácio do Planalto.

Apesar disso, nem todos os votos de um e de outro vai para o candidato que apoiam. Segundo o Datafolha, 84% dos eleitores de Lula disseram que vão votar em Haddad, enquanto 9% vão votar em Tarcísio de Freitas no segundo turno em São Paulo.

Enquanto isso, considerando apenas os eleitores de Jair Bolsonaro, 90% disseram que vão votar em Tarcísio, enquanto outros 4% vão votar em Fernando Haddad.

Quanto à religião, 47% dos católicos disseram que vão votar no candidato do Republicanos. Enquanto isso, outros 43% declararam voto no petista.

Por sua vez, considerando os eleitores evangélicos, 61% vão votar em Tarcísio de Freitas, enquanto 27% ficam com Fernando Haddad.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo