Notícias

RealTime Big Data: Jorginho tem 69% contra 31% de Décio Lima em Santa Catarina

São José dos Campos-SP, 21 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Jorginho de Mello (PL) lidera a corrida eleitoral para governador de Santa Catarina no segundo turno contra Décio Lima (PL), segundo pesquisa RealTime Big Data encomendada pela TV Record. Então, no levantamento, o candidato do PL tem 69% dos votos válidos, contra 31% do petista.

Desta maneira, o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria eleito em Santa Catarina. Enquanto isso, o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fica em segundo, de acordo com a RealTime Big Data.

As eleições para governador de Santa Catarina acontecem no dia 30 de outubro, com votação das 8h às 17h. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre esse assunto, já que restam mais nove dias para as eleições.

RealTime Big Data ouviu 1.000 eleitores

Agora, para chegar aos números desta última pesquisa, a RealTime Big Data ouviu 1.000 eleitores em todo o estado de Santa Catarina. As consultas aconteceram entre os dias 18 e 19 de outubro, onde a margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Além disso, segundo a RealTime Big Data, o grau de confiança da pesquisa é de 95%. Ou seja, a cada 100 resultados, 95 acontecem dentro do esperado. E esse último levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de Santa Catarina.

Outra questão da pesquisa é com relação aos votos estimulados. Isso porque a RealTime Big Data divulgou também os números de votos nulos e brancos. No entanto, o que o TSE considera para o resultado final são os votos válidos.

RealTime Big Data: Jorginho tem 69% contra 31% de Décio Lima em Santa Catarina. Foto: Canva
RealTime Big Data: Jorginho tem 69% contra 31% de Décio Lima em Santa Catarina. Foto: Canva

Contudo, na pesquisa estimulada, Jorginho de Mello tem 56% das intenções de votos em Santa Catarina. Já o petista tem 25% das intenções de voto no estado. Depois, outros 12% disseram que vão votar em branco ou nulo no estado. Por sua vez, outros 7% dos eleitores não sabem ou não responderam.

Ainda segundo os dados da RealTime Big Data, a pesquisa ouviu apenas eleitores acima dos 16 anos no estado. Atualmente, Carlos Moisés é o governador de Santa Catarina, mas ele não conseguiu chegar ao segundo turno.

Atual governo

Inclusive, Moisés teve um primeiro mandato tumultuado, onde chegou a ficar afastado por três meses do cargo devido a suspeitas de irregularidades. Contudo, não se provou nada e ele voltou a assumir.

Assim como no restante do país, a eleição para governador em Santa Catarina acontece a cada quatro anos, sempre junto com o pleito para presidente, senador e deputados estaduais e federais. Além disso, o candidato eleito tem direito a tentar a reeleição no máximo uma vez.

Por fim, o candidato que ganhar as eleições em Santa Catarina vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro. Na oportunidade, receberá o lugar de Carlos Moisés.

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
.